Desde pequena a sua mãe te levava no banheiro, limpava a tampa do vaso, cobria todo o perímetro com papel higiênico  e então te mostrava a famosa “posição do paraquedista ” , que consiste em se equilibrar sobre o vaso fingindo de se sentar, mas sem que o corpo entre em contato com a tampa do vaso ou o vaso. “A posição” é uma das primeiras lições de vida de quando você ainda é uma criança, muito importante e necessária e deverá te acompanhar para o resto da sua vida.

As mulheres têm muita preocupação com o uso do sanitário público com medo de contrair infecções e até doenças venéreas . Por isso, a maioria faz xixi em pé para evitar o contato da pele com o vaso. É o que atesta uma pesquisa britânica envolvendo 528 mulheres: 85% delas afirmaram que urinam agachadas sobre o assento e 12% o forram com papel antes de se sentar. Apenas 2% afirmaram se sentar encostando realmente no assento.

Por mais que você carregue tralhas, usar o banheiro público com crianças é sempre complicado. Nem sempre temos pias para crianças , trocadores , ou até mesmo papel higiênico ou toalha.Mas afinal , o que eu posso pegar em um banheiro sujo?

Doenças transmitidas

O risco de uma pessoa contrair doenças a partir do uso do vaso sanitário de banheiros públicos é improvável, segundo apontam especialistas. A maioria das doenças envolve a transferência de bactérias  por meio da contaminação fecal das mãos, alimentos e superfícies levadas até as mucosas de olhos, nariz ou boca, por exemplo.

As diarréias, causadas por vírus ou bactérias , são transmitidas ao colocar a mão em maçanetas , torneiras e no botão de descarga . Por isso a lavagem de mãos é tão importante após usar o banheiro. Uma boa dica é usar papel higiênico ou o cotovelo para acionar a descarga ou abrir a porta.

Infecções de pele ( micoses e dermatites) e HPV podem ocorrer , embora mais raras. Já o risco de doenças sexualmente transmissíveis não existe. AIDS , hepatite B e sífilis não são transmitidas desta forma , pelo contato no assento do vaso sanitário.

Dicas ao usar o banheiro

No entanto, indivíduos muito preocupados com a higienização de ambientes públicos podem utilizar pacotes de lenços antissépticos para limpar o assento antes de usá-lo, evitando uma possível contaminação. Essa dica também pode ser utilizada quando houver gotículas de urina do usuário anterior.

assento : uso de protetores , álcool gel ou lencinhos para limpar o assento são boas alternativas .

lave as mãos sempre!

Este é o ato que salvaria a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). O problema é que, de acordo com pesquisa da Sociedade Americana de Microbiologia, 25% das pessoas não lavam as mãos depois de fazer xixi ou cocô. Para seu próprio bem e o das outras pessoas, não faça parte desse time. Antes de dar aquela mexida no cabelo ou coçar o nariz após sair do banheiro , lave as mãos .

Jogue um pedaço de papel na água da privada antes de usar , pois acaba com aquele respingo que volta quando o xixi cai.

Feche a tampa do vaso : ao dar a descarga , as partículas de água contaminada tem o alcance de até 1 metro , podendo facilmente alcançar a sua boca e rosto.

evite o secador de mãos :São vários estudos que mostram o ar que sai da máquina pode estar limpo, mas se as suas mãos não estiverem bem lavadas, os germes são espalhados pela corrente de ar – e isso pode transmitir diarréia , pneumonia e gripes como H1N1.

Um estudo da Grã Bretanha concluiu que a propagação de bactérias no ar é 27 vezes maior ao redor de um secador do que com as tradicionais toalhas de papel e pior ainda se o secador é um desses novos onde se deve introduzir as mãos entre poderosos jatos.

Se não houver papel , é mais higiênico você secar as mãos na sua roupa.

Fica a dica .

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s