Gastrite é o nome dado à inflamação da mucosa gástrica, camada de tecido que reveste a parede do estômago, protegendo-o contra a excessiva acidez. A gastrite pode ser aguda, quando a inflamação surge subitamente, ou crônica, quando a inflamação vai se estabelecendo lentamente, podendo a mucosa permanecer inflamada por meses ou até anos.Doença ligada, costumeiramente, à vida adulta, a gastrite tem, cada vez mais, atingido as crianças .

Sintomas

De forma geral, podemos dizer que os sintomas da gastrite comumente são apresentados desta forma mas não nesta ordem:

• Azia

• Queimação de estômago ou má digestão

• Dor constante na parte superior do abdome

Em vias gerais, estes sintomas poderão ser observados após a ingestão de alimentos a qualquer hora do dia.Nem sempre as crianças são capazes de explicar o que sentem, por isso, os pais ou responsáveis devem estar atentos a queixas de dores abdominais, enjoo, ocorrência de vômito, perda de apetite e emagrecimento.

O diagnóstico é clínico , ou seja , pela história e análise do pediatra .

Causas e tratamento

• alimentação : Muitas crianças estão se alimentando em horários irregulares e seguem uma dieta rica em gorduras e condimentos, fast-food, sucos artificiais e refrigerantes. Os piores vilões são o catchup e o refrigerante , pois agridem a parede do estômago .O hábito de pular as refeições , jejum prolongado , principalmente o café da manhã , deve ser evitado .

• stress: Hoje em dia, as crianças têm uma rotina cheia de atividades e praticam esportes competitivos desde muito cedo. Tudo isso pode gerar ansiedade e estresse e levar a uma gastrite, principalmente se o indivíduo tiver predisposição à doença.Criança precisa de lazer e de algumas horas de puro ócio !

• medicação : anti-inflamatórios e antibióticos . O uso excessivo desses medicamentos prejudica a produção de uma substância que ajuda na proteção do revestimento do estômago.

alergia : Os processos alérgicos também estão ligados às causas de gastrite e esofagite. A intolerância a algum tipo de comida pode desencadear uma sensibilidade no estômago, provocando maior propensão a contrair infecções.

infecção : a bactéria Helicobacter pilory está associada a casos de gastrite , em adultos e crianças , e em alguns casos persistentes , pode ser necessário erradica-la . A contaminação desta bactéria pode ocorrer pelo uso de talheres comum entre pais e filhos ( usar a colher do pai na boca da criança , por exemplo) .

Grande parte das crianças não necessita de medicação , mas sim de uma mudança dos hábitos alimentares . Se necessário , os remédios mais comuns são a ranitidina e o omeprazol .

Não use sal de frutas ou leite de magnésia , pois podem mascarar os sintomas e levar a piora do quadro clínico.

Fica a dica.