Verminoses são as doenças causadas por parasitas que se alojam preferencialmente no nosso intestino. Isso ocorre pela ingestão de alimentos e água contaminados , ou seja , que contenham ovos ou parasitas adultos . Comum em países em desenvolvimento , devido a condições sanitárias precárias , afeta crianças e adultos.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde , 1 a cada 3 pessoas no planeta está infectada por algum tipo de parasita . Normalmente, os vermes causam flatulência, diarréia e dor abdominal. Mas eles ainda podem causar perda de apetite e de peso, apatia e cansaço .

Crianças de até seis meses de idade são menos susceptíveis de adquirir uma parasitose, já que dificilmente vão ao chão. Mais difícil ainda de pegar algum parasita são as crianças que estão em aleitamento materno exclusivo, pois não vão ingerir alimentos que estejam contaminados por larvas e ovos de vermes.

Verdade e mito

Verme dá mancha branca no rosto?

Não . Mas pode levar a anemia , o que provoca palidez . As manchas mais associadas a verminoses na verdade são provocadas pela pitiríase alba .

São manchas brancas e ásperas com descamação fina, de causa desconhecida, que afetam pessoas alérgicas, e evoluem para manchas hipocrômicas, ou seja, com pouca ou nenhuma pigmentação, na face, braços e tronco. Em geral, estão relacionadas com o ressecamento da pele.

Verme dá vontade de comer doce?

Não . Nenhum parasita é capaz de dar vontade de comer algo . O hábito ou a vontade de comer alimentos açucarados é normal nas crianças , pois afinal , as guloseimas são feitas para serem irresistíveis não é verdade?

Verme dá coceira na bunda?

Sim. A oxiuríase é uma verminose que provoca uma coceira intensa no ânus , pois o parasita se locomove à noite , próximo ao orifício anal .

Verme pode sair nas fezes ?

Sim.A lombriga mede de 15 a 30 cm e uma pessoa pode ter até 600 lombrigas dentro da sua barriga.Quando há uma infestação grande , o verme tende a sair , podendo ser eliminado pelo ânus ou até pela boca. Em alguns casos pode atingir o pulmão e provocar um quadro semelhante a pneumonia .

Meu filho vive com giárdia … é genético ?

Não .A giárdia é um verme pequeno , invisível a olho nu, mas causa uma diarréia e dor abdominal muito importante. O contágio ocorre pela ingesta de alimentos contaminados ( mal lavados, carne crua , manipulação com mãos sujas) .

Verme dá vontade de comer terra e tijolo?

Não.Verminoses maciças podem provocar anemias , por isso em alguns casos , surge a vontade de comer terra, tijolo.

Como tratar?

Tomar vermífugo uma vez ao ano é suficiente para a prevenção . Se o seu filho apresenta quadros de verminose com frequência , avalie as condições de alimentação e higiene . O verme só entra pela boca e geralmente devido a alimentos contaminados , mal lavados ou manipulados por mãos sem abrigue-se adequada .

Existe uma grande gama de produtos , cada um com um efeito maior para um determinado parasita . O efeito será maior e mais duradouro se todos os membros da família utilizem o vermífugo ao mesmo tempo .

A prevenção é a mesma para quase todos os tipos de vermes comuns em nosso meio. Confira algumas dicas:

– Beba somente água filtrada ou fervida. Não use água de poço ou fontes minerais irregulares.

– Lave cuidadosamente as frutas e verduras e cozinhe bem os alimentos.

– Não coma carne mal passada, principalmente, de porco.

– Evite andar de pés descalços.

– Limpe bem as mãos com água e sabão antes das refeições e depois de usar o vaso sanitário.

– Conserve as unhas, principalmente as das crianças, sempre bem cortadas e limpas.

Fica a dica.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s