Está cansada , esgotada? Vive sem pique e ainda com um sentimento de culpa crescente?

Esses sintomas surgem em mães sobrecarregadas .Cuidar de um outro ser que depende de você é maravilhoso, mas também cansativo e é comum a mãe se sentir assim. Cansaço, no entanto, é diferente de exaustão crônica, quando tudo o que você consegue pensar durante o dia é quando você vai conseguir dormir novamente, independentemente da quantidade de horas de sono ou trabalho que você teve.

Sentimentos de exaustão física e emocional são os sintomas mais intensos mas não são os únicos . Tristeza sem motivo aparente , ansiedade, apatia, taquicardia e uma falta de interesse combinada com uma irritação maior que o normal no que se refere aos filhos podem expressar uma quadro comum entre as mães : a síndrome de burnout materno , também chamada carinhosamente de Mommy Burnout.

O burnout, em inglês, significa exaustão, depressão, fadiga, na tradução literal. Trata-se de um distúrbio psíquico muito conhecido dentro dos mercados de trabalho e ligado ao desempenho profissional : o trabalhador entra em um estado de estresse tão intenso que não aguenta e pifa mesmo. Muitos especialistas dizem que isso costuma acontecer com os profissionais mais dedicados, aqueles mais perfeccionistas, que fazem horas extras para terminar projetos e têm o trabalho como prioridade.

Ao observar do dia a dia de pais e mães , descobriu-se que elas podem passar por um processo muito semelhante, principalmente nos primeiros meses e anos de vida dos filhos.

Ele acontece como uma forma do nosso corpo dizer que não está aguentando mais e que precisamos diminuir o ritmo ou alterar algumas coisas na rotina. E, assim, como no caso dos profissionais, acomete mais as mães que buscam a perfeição em tudo o que fazem, aquelas que se sentem culpadas por não conseguir fazer as coisas como imaginavam ou como acreditam ser o certo.

Mas como identificar que estou passando por isso e não é um cansaço passageiro e normal?

Os sintomas se iniciam de forma mais branda e com o passar do tempo se tornam tão intensos que atrapalham nossa vida , com piora da qualidade de vida e das relações interpessoais.

O Mommy Burnout apresenta sintomas como fadiga, cansaço constante, distúrbios do sono, dores musculares e de cabeça, irritabilidade, alterações de humor e de memória, dificuldade de concentração, falta de apetite, depressão e perda de iniciativa. Ficamos esgotadas , sem vontade de fazer nada , só esperando a hora das crianças irem dormir para finalmente descansar .

Esquecemos repetidamente de coisas do dia a dia , como tarefas escolares , lancheiras , e comprar aquele produto no mercado . Ficamos com dúvida se estamos com anemia , problema de hormônio e até um Alzheimer precoce . Qualquer desculpa é válida para faltar a uma festa , lanchinho com as amigas , ou sair à noite com a família ou a dois …

O maridão fica culpado de tudo ! As brigas são mais constantes e chega a um ponto que a paciência está esgotada para qualquer ” ai” das crianças …. ficamos insuportáveis 🤯.

Se você se sentir assim, não pense que está falhando. Curiosamente, as mães mais dedicadas são as mais propensas a sofrerem Mommy Burnout. Espera-se que a mãe, sei uma heroína , criando filhos perfeitos, com uma casa impecável, esteja com o corpo em forma, tenha uma vida sexual incrível e uma carreira de sucesso. Tentar corresponder a uma expectativa irreal e se cobrar muito podem levar ao esgotamento.

Todas nós somos imperfeitas .

O que fazer?

Para ajudar a passar por isso, os especialistas recomendam três passos para as mães: delegar tarefas aos outros, como pai, avós, padrinhos e tios. Manter relacionamentos com amigos, saindo para tomar um café, para um bar, mas se relacionando com pessoas fora do seu eixo de maternidade. Reservando um tempo para você, seja meia hora para ler um livro, tomar banho tranquila enquanto outra pessoa cuida dos filhos, fazendo um curso de idiomas, artesanato, indo para a academia.

Ser uma supermãe idealizada cansa e o melhor a se fazer quando a exaustão chegar é relaxar um pouco. Peça e, o mais importante, aceite ajuda nos cuidados com as crianças e a casa, isso não irá te diminuir em nada e tudo bem se as coisas não ficarem exatamente do seu jeito. Do que adianta ter uma casa impecável e virar uma víbora com todo mundo? Não diminua a sua necessidade e desejos como mulher , vá ao cabeleireiro, gaste um pouco com você no dermatologista .

Fique tranquila , tudo se resolve e por mais que você não acredite , a vida continuará perfeita sem a sua supervisão por umas horas 👍🏻👍🏻.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s