Seu bebê tomou o primeiro banho e você já está passando um perfuminho!Saiba que os pediatras não recomendam o uso de cosméticos em bebês, já que eles ainda não estão com o sistema imunológico desenvolvido e podem ter alergias. E, afinal de contas, eles já são tão cheirosinhos naturalmente!

Como ele ainda é sensível, até o cheiro do perfume da mãe pode desencadear em processos alérgicos. A mãe deverá evitar o uso de qualquer perfume se estiver amamentando, pois poderá até passar o cheiro do produto para o leite. Caso não esteja amamentando, poderá usar, mas em pequenas quantidades e com o cuidado de não colocar em áreas que entrem em contato com o bebê.

Evite passar o desodorante perto dele e também o uso de cosméticos pelo menos até quando a criança completar 3 meses. Amaciantes com cheiro também podem causar reação, seja respiratória ou na pele.

Dentre as alergias na pele, pode ser estimulada a dermatite, urticária, lesões ou coceiras em geral. Isso acontece porque a substância entra em contato e o corpo entende como agente invasor e desencadeia a reação para tentar eliminar o perigo. Já em relação à respiração, pode provocar tosse, espirros, coriza, rinites, bronquites, chiado ou até asma.

Muito cuidado com o uso do talco, que pode ser inalado pelo bebê e desencadear tosse e congestão nasal crônica .

Deu alergia e agora?

Grande parte das alergias provocadas por cosméticos tem melhora após uma boa limpeza com água e sabonete neutro e a suspensão do produto.

Em casos mais graves , podem ser usados cremes e loções hidratantes e algumas pomadas a base de corticoide. Evite usar qualquer pomada na ânsia de resolver , pois você poderá piorar a lesão .

Super dica!

• Caso a mãe queira deixar um cheiro agradável na pele do bebê, ela poderá fazer um chá natural com camomila e colocar na água do banho. Isso o deixará com um cheirinho agradável e sem o risco de causar nenhum efeito colateral.

• Os óleos aromáticos ou os cremes hidratantes formulados especificamente para crianças e bebês são uma boa alternativa , sem agredir o ph natural da sua pele.

• Não use formulações com álcool. É uma substância agressiva para a pele das crianças, especialmente para os bebês porque resseca e irrita, e em contato com os olhos causa coceira e irritação.

• A pele da criança é mais sensível e hidratada, por isso, absorve as substâncias mais rapidamente. Então, produtos como filtro solar, xampu e loção hidratante devem sempre ser os mais suaves possíveis. O ideal é que seja um produto transparente e sem perfume. Opte, por exemplo, por uma loção, e não um creme pesado e com um cheiro forte.

• Procure usar perfumes colônias nas crianças acima de 1 ano.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s