Recentemente escrevi um post sobre a necessidade de água das crianças e surgiu a dúvida : posso substituir água por chá ou suco ?

Tão natural quanto o fato de que o bebê deve se alimentar exclusivamente com o leite materno nos seis primeiros meses é a ideia de que os suquinhos de frutas são os primeiros a fazer parte da nova dieta do bebê . Gostosos, naturais e de fácil ingestão, eles são a opção perfeita para introduzir os baixinhos no mundo dos vegetais, certo? Errado!

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) resolveu incluir em seu manual de nutrologia a recomendação de evitar a oferta do suco natural para os bebês . A partir do sexto mês de vida, o que os especialistas encorajam é o consumo das frutas in natura.

A mesma recomendação é endossada pela Academia Americana de Pediatria .As frutas continuam sendo essenciais na alimentação , mas na forma de suco , o consumo calórico é maior , aumentando a incidência da obesidade infantil. Já a fruta in natura estimula a mastigação e a deglutição , possuindo uma maior quantidade de fibras e vitaminas .

Então meu filho não pode tomar suco?

Sim! Toda criança pode ! Mas a ingestão deve ser limitada, no máximo, a 120 ml diários para crianças de 1 a 3 anos de idade, a 175 ml para crianças de 4 a 6 anos de idade e a 250 ml dos 7 aos 18 anos, dentro da ingestão diária recomendada de 2 a 2 ½ porções de frutas por dia.

Podem ser oferecidos às refeições , já que a vitamina C , presente na maioria das frutas , favorece a absorção de ferro , auxiliando no combate à anemia .Mas lembre – se : o corpo da criança é composto de 80% de água, enquanto o de um adulto e por 65% . Por isso , os pequenos necessitam de uma reposição mais frequente quando comparado a um adulto , e a água é a melhor opção de bebida para as crianças . Veja a necessidade de água para cada faixa etária :

• entre 6 meses e 1 ano :a necessidade varia entre 800 ml a 1 litro de água por dia ;

• entre 1 a 3 anos : precisam ingerir 1,3 l por dia . Evite de oferecer líquidos antes ou durante as refeições . O ideal é beber somente após ;

• entre 3 a 8 anos : a quantidade fica próxima a do adulto , sendo de 1,7 l por dia .

Pode substituir essa necessidade hídrica por chá ou suco ? Não ! As crianças devem ser estimuladas a tomar água e não bebidas açucaradas .

Mas meu filho não come fruta!

Para as crianças ( exceto os bebês menores de 1 ano ) com maus hábitos alimentares , eu recomendo a ingestão de sucos para estimular o paladar e evitar o uso de suplementos vitamínicos . Gradualmente as mães vão fazendo a introdução das frutas na forma sólida , pois a quantidade de vitaminas e fibras é muito maior . A criança não pode ter preguiça de mastigar ! Faz parte do desenvolvimento e os pais sempre devem estimular a alimentação saudável para a promoção da saúde , sempre .

Sucos de frutas com folhas ou legumes , smothies ( iogurtes com frutas ) ou vitaminas ( leite batido com fruta ) são boas opções para as crianças seletivas , com pequena variedade de cardápio .

Dicas : As frutas usadas nos sucos já são doces naturalmente, por isso, não necessitam de mais açúcar. O açúcar refinado, em excesso, pode desencadear a obesidade e o diabetes tipo 2, por isso, precisa ser evitado. O mel é uma boa opção para adoçar naturalmente os sucos, porém não deve ser oferecido a crianças menores de 2 anos, pois pode conter bactérias que o organismo da criança ainda não é capaz de combater.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s