O pênis é um assunto que está sempre na mente das pessoas. Nós, como mulheres não entendemos quase nada sobre o assunto , já que não faz parte da nossa vida . Mas como mães , precisamos saber quando e porque procurar um pediatra ou urologista . Um pequeno problema no tamanho do pênis, por exemplo , poderá levar a uma série de transtornos no futuro do seu filho.

Muita gente, por exemplo, tem curiosidade em saber até que idade o pênis pode crescer. Pesquisa feita com 1,5 mil homens na Inglaterra atestou que o pênis pode crescer até os 21 anos. Segundo esse estudo a curva de crescimento em extensão mostra que entre os 11 e 15 anos ocorre o que se chama de espigão do crescimento. Depois deste período a intensidade do crescimento é menor.

Assim como existe uma tabela de peso e altura , há uma tabela de medidas de tamanho peniano.Quando os meninos nascem é importante ficar atento e não ter vergonha de olhar os órgãos genitais. Se achar que ele não está se desenvolvendo corretamente deve-se procurar um pediatra. Quanto mais cedo se notar a falta de crescimento mais facilmente será possível tratar e fazer a correção.

A preocupação com o tamanho do pênis afeta a maioria dos homens no início da adolescência, fase em que começam as comparações nos vestiários de clubes, escolas e academias. Neste período, por volta dos 12 anos, os meninos às vezes com a mesma idade estão em fases diferentes do desenvolvimento hormonal e, por isso, alguns têm o pênis bem desenvolvido e outros estão em fase pré-puberal, portanto, com o pênis ainda pequeno.

Um levantamento americano realizado na década de 90 , chegou à conclusão de que o pênis em ereção mede de 12,5 cm a 17,5 cm, e que o pênis flácido mede entre 5 cm e 10 cm de comprimento. Um pênis para ser considerado pequeno tem que ter menos de 4 cm quando flácido e menos de 7,5 cm quando ereto. No Brasil, 90% da população tem pênis entre 12 cm e 16 cm, com média de 14 cm.

Vamos às medidas ( penis flácido ):

– do nascimento até 3 anos : entre 4 a 6 cm;

– de 3 a 11 anos : média de 6 a 8 cm;

– na puberdade o  pênis cresce de 8 até 14 cm.

Crianças com tamanho abaixo de 5 cm até os 10 anos apresentam micropênis e podem ser tratadas com aplicações de hormônios , com uma boa resposta , sem alterar ou acelerar a puberdade.

Qual a causa do micro pênis?

O desenvolvimento genital é dependente de uma sequência de eventos que são determinados principalmente pelos hormônios e genética . Uma falha na produção suficiente de andrógenos (hormônios que produzem o desenvolvimento genital masculino), pode alterar o desenvolvimento genital.

O micro pênis é atribuído a uma insuficiência androgênica durante o desenvolvimento fetal.

Como fazer o diagnóstico de pênis pequeno?

O diagnóstico é feito através do exame físico cuidadoso pelo Urologista Pediátrico, no qual irá fazer a mensuração correta do pênis, avaliação dos testículos e bolsa escrotal. Os valores são lançados em gráficos específicos do desenvolvimento peniano e puberal.

Assim como levamos as meninas no ginecologista , devemos ter atenção também ao genital masculino dos nossos filhos para saber se o desenvolvimento está dentro da normalidade.

Este é um assunto complicado para nós , mães , pois não sabemos como agir . Após os 8 a 10 anos de idade os meninos estão em fase de descoberta de seus corpos , o que dificulta muito , pois simplesmente não nos deixam mais entrar no banho ou vê-los nus ao trocar a roupa.Por isso é essencial uma consulta com o pediatra para acompanhamento , assim como nas meninas.

O que é pênis embutido?

As crianças obesas ou com sobrepeso possuem um acúmulo de gordura na região aonde o pênis está implantado , tornando – o esteticamente menor . Chamado de pênis embutido , apresenta tamanho dentro da normalidade quando exposto adequadamente , mas devido a essa camada de gordura , ele fica ” escondido” , com aparente redução do tamanho real.

Geralmente o controle da obesidade irá resolver esta condição, não precisando de tratamento cirúrgico.  O uso de hormônio está geralmente contraindicado.

O tamanho pode ser herança genética?

Sim. A largura e comprimento do pênis possui traços genéticos que são herdados.

Dá para aumentar o tamanho do pênis?

Feito o diagnóstico de micropênis , será iniciado o tratamento hormonal a base de testosterona , com resultados em 3 meses.

Caso o diagnóstico tenha sido tardio , será preciso fazer uma intervenção cirúrgica. E a operação é recomendada para homens com micropênis, ou seja , com menos de 7 centímetros de comprimento .O nome da cirurgia é faloplastia e consiste em cortar um ligamento que projeta o pênis a um ou dois centímetros a mais de comprimento.

Fica a dica e a orientação.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s