Vômito é o pesadelo de toda mãe , até desta mãe-pediatra aqui . A gente dá medicação e a criança joga tudo pra fora . Bate o desespero : será que vai desidratar? Será que preciso levar ao hospital ? Que remédio dar?

Independente da causa do vômito na criança, quando ela tem um episódio de vômito repentino sem outros sintomas associados, como febre, por exemplo, geralmente não é motivo para ir correndo para o pronto-socorro, pois o vômito poderá apenas ser consequência de situações passageiras, como por consumo de alimentos estragados uma leve virose, por exemplo.

Os passos para o tratamento

1. Não ofereça líquidos ou alimentos !

A criança está vomitando ? Não ofereça nada . Faça uma pausa e deixe- a em jejum por 1 hora e observe se há melhora . Oferecer leite , seio materno , suco só irá piorar , pois facilitam novos episódios de vômito .

2. Medique

Dê o remédio ( bromoprida ou ondasetrona ) . Evite usar dimenidrato , pois a sonolência irá atrapalhar na alimentação . Espere por 1 hora .

Deu o remédio e a criança cuspiu ou vomitou? Faça uma segunda tentativa. Se não der certo , não force . Aguarde por 1 hora .

3. Inicie com água

Nada de leite ou suco ! Ofereça um pouco ( meio copo ) de água e observe . A criança certamente irá querer tomar mais de um copo , mas você deve controlar o volume .

Após meia hora , ofereça um suco ou soro de rehidratação oral em doses fracionadas e aguarde mais 1 hora .

4. Evite o leite

Está aceitando bem ? Não houve vômito ? Ótimo ! Procure hidratar ou amamente e evite dar a mamadeira com leite de vaca .

É normal a criança não aceitar alimentos nas primeiras 24 horas . Se estiver ingerido líquidos e fizer xixi , está tudo indo bem .

5. Não dê miojo lamen por favor !

Coca cola sem gás , Gatorade , Miojo Lamen , achocolatado ou leite fermentado não são boas escolhas . Não saia oferecendo qualquer alimento para a criança comer .Procure oferecer refeições leves , com pouca gordura e com tempero suave . um tempo para o organismo se recuperar.

Arroz branco , purê , frutas , bolacha água e sal ou torradas são boas opções .

Quando me preocupar ?

vômitos com coloração avermelhada devem ser motivo para procurar atendimento médico . Geralmente ocorrem na presença de sangramentos . Ao contrário de que muitos pais pensam , o vômito esverdeado ( “cor de bílis ” como muitos chamam ) ou amarelados , não indicam gravidade.

• febre persistente associado a vômito deve ser examinado . Primeiro para realizar o controle da temperatura , que fica difícil , pois as medicações são por via oral . Segundo porque podem ser quadros iniciais de doenças mais graves .

• medicou e não deu certo? Não espere até o dia clarear! A criança pode ficar desidratada , principalmente as menores de 2 anos .

Sinais de desidratação : diminuição do volume do xixi ou ausência por mais de 6 horas , sonolência , boca seca .

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s