Criança magrinha dá trabalho.Qual mãe não enlouquece quando a filha não come?Como oferecer calorias sem prejudicar a saúde?

A hora da refeição é quase uma guerra entre vocês ? A família inteira comenta como ele está magrinho e, na escola, a diferença em relação aos colegas é evidente.Já usou vitaminas , suplementos e receitas (incluindo o tal do Biotonico) e não adianta: o peso ideal parece uma conquista cada vez mais distante da criança.

O problema é que essa situação pode prejudicar e muito o desenvolvimento infantil, tanto na escola quanto nas atividades do dia-a-dia.

O peso inadequado tem tudo a ver com a alimentação que, certamente, precisa de ajustes. Mas isso não significa, necessariamente, mexer na quantidade dos alimentos oferecida à criança

Como saber se o peso está adequado?

Existem uma infinidade de tabelas , então eu encontrei uma forma ( simples ) de fazer a avaliação.

O que fazer?

Dicas da pediatra

1. Refeição sem telas : não use televisão , tablets ou celulares . A distração destes eletrônicos não ajuda , só prejudica.

2. Rotina : mantenha um horário fixo para as principais refeições , almoço e jantar , mesmo aos finais de semana!

3.Atividade física : quem faz exercício tem mais apetite ! Além do fato que ao fazer uma atividade física você aumenta a massa muscular e consequente o peso e reduz a massa de gordura.

4. Suspenda as guloseimas : tiram o apetite e dão uma ” forrada” na barriga , diminuindo a quantidade de alimentos saudáveis . Mamadeira em excesso também conta como guloseima , principalmente adoçada com achocolatado , açúcar ou farinhas .

5. Dê o exemplo: se os pais se alimentam adequadamente , com almoço e jantar nos horários corretos e com uma boa variedade de frutas e verduras , a criança terá maior facilidade em adquirir hábitos saudáveis . Não faça dieta restritiva sem lactose ou sem glúten se você não tem problema de saúde .

6. Não dê vitaminas : o excesso de vitaminas tem efeito contrário , diminui o apetite. Lembre-se que a criança engorda porque come , não porque a vitamina engorda!

Dicas da nutricionista

1. Aumente a caloria dos alimentos :para aquelas crianças que comem em pouca quantidade, acrescentar 1 colher de chá de óleo vegetal ou azeite na refeição! O óleo auxilia no aumento do aporte calórico e consequentemente no ganho de peso.

2. Ofereça alimentos calóricos : o abacate 🥑 é uma fruta rica em gorduras de boa qualidade, pode ser ofertado a partir da Introdução Alimentar (depois de 6 meses) e em preparações salgadas e doces. Pasta de amendoim , geleias são ótimos acompanhamentos com pães e bolos.

Evite usar a famosa ” sopa da mamãe” : muitas mães fazem uma sopa com muitos legumes como uma forma de melhorar a dieta . Ela da saciedade e não ajuda no ganho de peso , pois a criança ingere muito líquido e pouca caloria. Procure usar purês ou no caso da sopa , acrescentar leite no lugar da água ou macarrão e pães.

3. Use grãos: castanhas, nozes, amêndoas, amendoins ,possuem boas quantidades de calorias e também proteínas; uma dica é triture as oleaginosas e acrescentem em iogurtes naturais fica delicioso 😊

4. Tempere os vegetais: com azeite ou prepare os mesmos na manteiga, lembrando que 1 colher de café do azeite está de boa quantidade para os pequenos. O sabor fica mais agradável e as crianças gostam mais de alimentos cozidos do que cru.

5. Substitua o açúcar refinado por mel: mas cuidado: o mel só deverá ser ofertado para crianças maiores de 1 ano e o açúcar após 2 anos.

6. Faça vitaminas : leite batido com banana ou abacate com mel são ótimas opções. Faça disso o seu “milk shake” especial.

Leia sempre as informações nutricionais dos produtos oferecidos para crianças.Respeite horários e a saciedade dos pequenos, alimentar-se bem é assunto sério e bons hábitos alimentares se formam na infância e através de bons exemplos😘.

Dieta não é somente para perder peso! É qualidade de vida e saúde!

Agradecimento a especial para nutricionista :Daniele Suart Hara CRN 24592;especializada em nutrição Materno Infantil e ADM de UANe Gastronomia;

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s