Será que existe um limite para as demonstrações de carinho entre os pais e filhos ? Na maioria dos casos, o que leva os pais adotarem o beijo na boca é o fato de não resistirem à fofura do filho. E, muitas vezes, o hábito é criado quando ele ainda é recém-nascido.

Além das questões psicológicas associadas a esta forma de carinho , especialistas são unânimes em condenar esse hábito , principalmente em relação à saúde das crianças .

Questão de saúde

Até os primeiros 30 dias de vida, recomendamos cuidado porque o sistema imunológico do bebê é muito frágil. Depois disso, ele começa a ser formado e a criança vai desenvolvendo com o tempo as suas defesas. Mas há, sim, o risco de adquirir infecções derivadas da boca dos adultos.

Na hora de conhecer o pequeno que acabou de chegar ao mundo, as pessoas devem conter a vontade de beijá-los no rosto e nas mãozinhas, que frequentemente são levadas à boca. Além disso, é necessário que todos lavem bem as mãos, passem álcool gel e, preferencialmente, retirem os acessórios como anéis e pulseiras.

O beijo facilita a transmissão de bactérias que causam doenças dentárias e permite a passagem de vírus (como aqueles que causam resfriados, gripes, herpes), bactérias e fungos (inclusive o que causa o conhecido “sapinho”). E mesmo que aparentemente o adulto esteja saudável, pode ser portador desses microorganismos – dessa forma, o pequenino, que é imunologicamente muito mais sensível – pode ficar doente.

Os adultos possuem muitas colônias de bactérias, algumas são benéficas, mas há as que provocam doenças. E quando o bebê nasce, sua boca tem pouquíssimas bactérias e seu sistema imunológico é imaturo. Ao beijar a boca do bebê, o adulto pode transmitir, além de bactérias, vírus e fungos.

Doenças transmitidas pelo beijo:

Não só os bebês podem contrair doenças pelo beijo na boca . Crianças maiores também podem evoluir com doenças :

Viroses como rotavírus ( provoca vômitos e diarréias) , gripes e até H1N1 também são transmitidos pela saliva . São inúmeras doenças e fica a pergunta : Vale o risco? Você decide .

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s