Minha dúvida e de muitos pais com relação ao desenvolvimento: afinal meu filho tem que saber ler até que idade?

Não queria um mini “Einstein” , mas eu percebia que na sala do meu filho algumas crianças já liam gibi e ele ainda capengava em ler algumas palavras simples como “cama”. Questionei a professora e sempre recebia de volta a mesma história:” cada criança tem o seu ritmo”.

Ora sei que sim , pois não somos todos iguais , mas eu queria que ele estivesse na “média” nem melhor ou pior , mas como a maioria , sabe? Aí decidi correr atrás e estudar sobre o assunto.

Na verdade , de acordo com Ministério da Educação , a criança deve saber ler , obrigatoriamente , até o final da terceira série , até os 9 anos de idade. Mas muitos especialistas dizem que este conceito está atrasado , pois a velocidade de aprendizado das crianças mudou. Por isso a nova Base Nacional Comum Curricular vem com um novo conceito : define que toda criança até os 7 anos , ou seja , até o final da primeira série já deve saber ler e escrever.

A alfabetização é o domínio da leitura e da escrita , sendo resultado de um longo processo. A criança para ser alfabetizada precisa passar por uma série de etapas de desenvolvimento.O início ocorre no ensino fundamental, a partir dos 4 anos de idade , com desenvolvimento do interesse das letras , associá-las a palavras e desenvolvimento da coordenação fina , como a pinça , entre o polegar e indicador.

Todo o processo pode durar até dois anos e tudo vai depender da maturidade da criança dos estímulos que ela recebeu dos adultos, especialmente dos pais, e do seu próprio ritmo, que é diferente entre uma criança e outra. Mas , após a Base Curricular , foi estipulado uma data limite , o que para mim foi ótimo , já que como pediatra me incomodava não ter um limite , para a partir dele definir atraso escolar ou não.

Claro que muitos especialistas discordam da Base Curricular e com certeza discordarão do meu post. Mas acho que é muito vago a história de ” cada um tem o seu tempo”. Se uma criança não sentar sem apoio após os 7 meses tem atraso motor e por que não estipular uma idade para meu filho saber ler?

O que fazer ?

Pais e professores devem trabalhar em parceria para que a criança aprenda e se desenvolva. A colaboração da família é sempre bem-vinda, desde que esteja em sintonia com o trabalho realizado em sala de aula. Por isso pedi orientação para o professora : como ajudar e acelerar a alfabetização em casa?

Leia , leia , leia

Nos primeiros anos, o melhor contato com a linguagem está nos livros infantis, lidos em voz alta pelos pais. Diferentemente da chamada “contação de histórias”, em que se utiliza uma linguagem coloquial, a leitura de um livro faz com que a criança se acostume com a forma escrita, diversa da falada. Leia pausadamente , com o dedo embaixo de cada sílaba.Aos poucos ela vai ter isso gravado na memória e poderá escrever com mais facilidade no futuro.

A leitura para a criança deve ser feita em um clima agradável – em geral, os pequenos estão felizes de estar com os pais – e, caso a história escolhida não agrade, é fácil pular para outra. Se ela não for obrigada, se não significar estar de castigo, nenhuma criança vai ter trauma em contato pelos livros, pelo contrário, terá uma lembrança positiva desses momentos e estimula a curiosidade pela linguagem escrita . A curiosidade é um grande estímulo !

Brinque

Jogos com sílabas , para formar palavras são ótimos para crianças a partir dos 5 a 6 anos . Isso foi fundamental no processo de aprendizagens meu filho. Segui a orientação da professora e adorei. Depois evoluímos para caça palavras e cruzadinhas . Até ” stop” com nome de frutas ou objetos que começam com uma determinada letra , começamos a jogar nas viagens de carro.

Vale tudo . Espero ter clareado a sua dúvida também .

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s