Você sabia que 1/3 de todos os casos de câncer poderiam ser evitados com alimentação saudável, controle de peso e atividade física regular? E por isso é tão importante ensinar aos nossos filhos esses conceitos deixa vida mais saudável.

Segundo o IBGE, o câncer é a segunda maior causa de mortes no Brasil – sendo responsável por 15,6% dos óbitos , perdendo apenas para doenças cardiovasculares (como infarto e hipertensão).

Embora a genética seja um fator importante no surgimento do câncer, pesquisas conduzidas nas últimas décadas mostram que o meio ambiente em que vivemos tem um papel central na origem da doença. Assim, diferentes fatores ambientais aos quais estamos expostos, como cigarro, poluição, radiação solar e vírus, são reconhecidos como causadores do problema. O que sabemos é que, na maior parte dos casos, o aparecimento do câncer é o resultado da combinação entre exposições ambientais e fatores genéticos, sendo a minoria dos casos aqueles em que a causa tenha sido exclusivamente um gene mutado.

Posso prevenir o câncer?

Na realidade não existe uma receita nem uma fórmula que garanta a uma pessoa que nunca sofrerá de um câncer. Se assim fosse, já não existiriam casos de câncer no mundo. O fato de não cohecer as causas do câncer na infância, torna a prevenção algo muito difícil de se realizar. O que existem são estudos que mostram que certos hábitos podem sim reduzir o risco.

1. Vacinação : hepatite B e HPV são doenças que estão associadas a alguns tipos de câncer , como de fígado e colo de útero , respectivamente;

2. Consumo de leite e carnes: assim como o leite de vaca , as carnes devem ter consumo moderado , pois elevam a chance de câncer de ovário de intestino;

3. Alimentos naturais : Diferentes organizações internacionais, como o Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer e o Instituto Americano para a Pesquisa do Câncer , e nacionais, como o Instituto Nacional do Câncer, recomendam o consumo diário de pelo menos 5 porções de frutas e verduras por dia .

O que aprendemos com diversas pesquisas é que, além de vitaminas, minerais e fibras, frutas e verduras contêm uma série de compostos chamados de bioativos , capazes de interferir em vários processos alterados nas células durante o desenvolvimento do câncer. Combatem os radicais livres, protegem o nosso DNA e impedem que as células se dividam descontroladamente.

Exemplos desses compostos bioativos são os flavonoides, presentes em vegetais ; as antocianinas, que dão a cor avermelhada a cerejas, uvas e amoras; compostos que contêm enxofre presentes no alho; isotiocianatos, que são encontrados em repolho, brócolis e couve-flor; e derivados isoprênicos que conferem a fragrância cítrica a frutas como laranja e limão.

4. Exposição ao sol: use protetor solar , a melhora forma de proteção contra o câncer de pele ;

5. Exposição a radiação: raio x e tomografias tão comuns na prática médica , devem ser realizados com cautela ;

6. Atividade física : feita de forma regular , promove a liberação o de substâncias protetoras , com redução das citocina inflamatórias . Promovem bem estar e incentivam a alimentação saudável e a redução do peso.

Alguns estudos preveem esse benefício . Artigo publicado no Journal of the National Cancer Institute, o estudo observou que adolescentes que praticam exercícios físicos têm menor incidência do câncer de mama.

7. Amamente : Para as mulheres que estão pensando em ter filhos, um bom conselho é amamentar o bebê pelo menos durante o primeiro ano de vida. Estudos mostraram que esse hábito, além de trazer inúmeros benefícios para o bebê, pode diminuir em até 5% as chances de ter câncer de mama.

8. Evitar o consumo de embutidos e carnes processas: Há dois anos, a Organização Mundial de Saúde colocou os alimentos embutidos na lista de fatores de risco para a doença.Estudos demonstram que o consumo de 50g de carne processada por dia, o equivalente a duas fatias de bacon, aumenta o risco de câncer no intestino grosso e no reto em 18%.

Mais do que os componentes da carne em si, são os corantes e aditivos somados aos alimentos processados – que servem para aumentar o prazo de validade ou manipular o gosto.

9.Evite produtos com bisfenol: é um composto usado na fabricação de plásticos e revestimentos de outros materiais. Ele age como um hormônio no organismo, por isso, os mais afetados por ele são as crianças e bebês que ainda estão com o sistema endócrino em formação.

Os efeitos do bisfenol são sentidos em longo prazo e, por não ter ação imediata, fica difícil para os cientistas comprovarem a sua relação com as doenças. Mesmo assim, testes e pesquisas mostraram que ele está diretamente ligado a hiperatividade, autismo, disfunções comportamentais, câncer de próstata e de mama e diabetes.

O câncer leva anos, décadas, para aparecer. Isso significa que sempre é tempo de adotar medidas de prevenção. Comece já !

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s