Várias vezes ouço queixas de crianças que ficam doentes com frequência.Vamos acabar com isso agora!

Em média, as crianças saudáveis (sem qualquer doença ou outro problema de saúde ) com idade entre seis meses e três anos , desenvolvem de seis a oito infecções do trato respiratório por ano (gripe, resfriado, laringite, traqueobronquite), um episódio de otite média aguda e dois episódios de vômito e diarréia. Ufa! Esta fase passa (ainda bem) .

Mas como podemos reduzir a frequência de infecções ?

7 dicas para melhorar a imunidade do seu filho

1. Alimentação : parece óbvio mas não é. Devemos aumentar a ingestão de frutas e verduras , alimentos aonde encontramos muitas vitaminas e que auxiliam nosso sistema de defesa. Não adianta dar vitamina cara se não melhorar a dieta da criança!Coloque mel ( possui vitaminas, ferro, selênio ) ,folhas verde escuras ( ricas em ferro e vitamina C) , grãos ( grão de bico, soja , lentilha) e sementes ( linhaça, chia, nozes amêndoas) pois são ricos em ômega 3,6 e 9 , além de uma grande quantidade de vitamina E.

2. Cuidado com o ventinho gelado : evitar mudanças bruscas de temperatura : sabe aquela 🌬🌬de ar quente ao sair do ar condicionado , ou o ventinho geladinho do refrigerador quando estamos suados? Pois é , faz muito mal à saúde!

Agora , e aquela água gelada??💦

Gelado não causa dor de garganta mas pode piorar. O otorrinolaringologista Marcelo Hueb explica que quem está com a garganta inflamada deve evitar gelado e quente, já que agridem a mucosa da garganta”

3. Coma iogurte

Produzido de leite fermentado com milhões de lactobacillus, os iogurtes naturais são ricos em fibras, sendo uma fábrica de vitaminas de vital importância para nossa saúde. Eles também são grandes fontes de probióticos, ou seja, lactobacilos vivos que exercem efeito positivo no balanço da microbiota intestinal, auxiliando na regularização do intestino e na melhora da defesa do organismo.

Mas você sabia que a versão caseira é bem mais saudável que a industrializada? É isso mesmo. O iogurte feito em casa possui mais probióticos e menos aditivos químicos, conservantes e açúcar. Em sua composição também encontramos proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas: A, B1, B2, B3, B6, B12, C, D, minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e não contém glúten.

Como fazer ?

Ingredientes:
– 2 litros de leite semi desnatado (pode usar leite sem lactose ou desnatado)
– 1 potinho de iogurte integral (consistência firme) 170g aproximadamente.
Modo de preparo:
Colocar o leite em uma panela e levar ao fogo. Desligar assim que ferver. Se formou uma película, descarte-a. Deixar esfriar até o ponto que você consiga colocar o dedo no leite e ele se mantém bem quente, mas sem queimar seu dedo. Se o dedo consegue ficar ali por 10 segundos, está no ponto. Nesse momento, coloque o copinho de iogurte no leite e misture. Feche a panela e envolva-a com algumas toalhas, para mantê-la aquecida. Deixe bem fechado por cerca de 8 a 10 horas em temperatura ambiente. Se estiver muito calor, ele pode ficar pronto antes, ou seja, quando ele atingir a consistência, está pronto. Se você gosta mais consistente, basta você retirar o soro com uma concha e descartar. Guarde na geladeira em recipiente fechado.
Rendimento:
10 porções

4. Suplemento de betaglucana

Substância presente em vários alimentos , possui vários estudos que comprovam a redução de até 25% dos quadros gripais em pacientes saudáveis , além de reduzir o risco de infecções pós operatórias e encurtar o tempo de infecções. Vendida em farmácias como suplemento alimentar , não precisa de prescrição médica .

5. Lisado bacteriano

Medicação feito de partes de bactérias , funciona como uma vacina , reduzindo as infecções . Podem ser utilizadas vários tipos de bactérias , sendo os mais comuns , os lisados para prevenção de doenças respiratórias : são utilizadas partes das bactérias que causam as infecções respiratórias mais comuns . São adquiridos em farmácias , mas o acompanhamento médico é necessário , pois há uma grande gama de produtos e várias formas de utilização .

6. Pratique atividade física :

A importância da atividade física regular para melhora da resposta imunológica é um tema de bastante interesse, ainda mais no momento atual com epidemias de doenças causadas por vírus e bactérias cada vez mais agressivos. Apesar do exercício físico não ser vacina para nenhuma doença, com certeza, o fortalecimento do sistema imunológico sempre vai proporcionar uma resposta mais rápida e eficaz contra qualquer quadro de infecção.

A literatura científica é repleta de artigos que relatam estudos sobre os benefícios dos exercícios para reforço do sistema imunológico, havendo uma opinião praticamente consensual de que a atividade física moderada é a forma mais adequada para este propósito.O mecanismo da melhora da defesa está associado à um efeito da atividade física regular em promover um aumento das linfócitos, as células de defesa do nosso corpo.

7. Coloque a criança na escola após os 2 anos de idade

Em alguns casos pode ser aconselhado a suspensão da atividade escolar por um período prolongando com a intenção de reduzir as infecções de repetição . As crianças em escolas e creches ficam mais doentes devido à quantidade vírus circulantes entres elas ser maior .Pensando nisso , crianças menores de 2 anos devem permanecer em casa e só iniciar as atividades escolares após esta idade .

Felizmente, o organismo tende a ficar mais resistente a partir dos 3 anos. Isso quer dizer que o drama tem data marcada para terminar– ou, pelo menos, dar uma trégua. Até lá, se o seu filho precisar ir para a escola, é possível que esses probleminhas incomodem com mais frequência, já que ele vai entrar em contato com diversos tipos de vírus e ainda não terá anticorpos suficientes para se defender.

Fica a dica .

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s