É muito difícil para uma mãe saber s e a tosse é com catarro ou seca . Afinal , a dúvida sobre o tipo de tosse se relaciona com qual tipo de xarope eu devo dar . Vamos ver mais sobre os tipo de tosse e a cor do catarro.

Tipo de tosse

A tosse seca , irritativa , na dá sossego para a criança e deixa toda mãe desesperada . A criança tosse sem parar , atrapalhando a alimentação e com certeza o sono.

Às vezes a tosse é tão intensa que podem sair uns raios de sangue e aí vira desespero total!

A tosse seca geralmente decorre de quadros alérgicos : pó , pelos de animais , perfumes . A criança tem outros problemas alérgicos associados , como rinite ou dermatite atópica . É frequente nesta época do ano devido à baixa umidade do ar .

Já a tosse produtiva , aquela com catarro , vem acompanhada de secreção em nariz e em bebês , o catarro pode sair até no cantinho dos olhos , simulando uma conjuntivite .

Qual a cor do catarro?

• branco : frequente em quadros alérgicos ou infecções virais ( resfriados e gripes );

• amarelo ou verde : associados a infecções bacterianas , ou seja , aquelas tratadas com antibióticos , como a sinusite .

• marrom ou avermelhado : indica a presença de sangramentos . Pode ocorrer na presença de corpo estranho nas narinas .

De uma maneira geral a cor da secreção não é tão importante para o pediatra. O exame médico , que irá avaliar a presença de secreção pulmonar ( bronquites , pneumonia ) ou apenas secreção das vias aéreas superiores ( sinusites , resfriados ) é bem mais importante para decidir qual tratamento será realizado.

Tipos de xarope

Não existe um xarope para todos os tipos de tosse . Não é raro a mãe procurar a indicação de um no balcão da farmácia , mas devo lembrar o quanto isso pode ser perigoso.

Para a tosse seca , utilizamos antialérgico e antitussigeno. Uma inalação para umidificar as vias aéreas também ajuda .

Para tosse produtiva , com catarro no pulmão , usamos expectorantes ( auxiliam na saída de secreções , ou seja , fazem a criança tossir ) e broncodilatadores ( aumentam o calibre dos canais das vias aéreas para facilitar a saída da secreção).

Para tosse produtiva com secreção em vias aéreas altas , antialérgicos e corticoide são uma boa opção. O corticoide tem ação anti-inflamatória e ajuda na redução da secreção e do processo alérgico . Toda mãe observa uma melhora rápida após o uso deste tipo de substância e passa a usá-lo frequentemente , mesmo sem indicação médica .

O que é corticoide ?

Corticoides, como conhecemos, são uma classe de medicamentos de ação anti-inflamatória e imunossupressora – ou seja, usada para suprimir os mecanismos de defesa do corpo, um procedimento necessário para a realização de transplantes e enxertos, por exemplo. Este medicamento é confeccionado a partir de um hormônio produzido pelo nosso corpo chamado de cortisol, que é produzido nas glândulas suprarrenais. O corticoide, portanto, é um derivado sintético deste hormônio, com o mesmo núcleo, mas a estrutura dele é modificada para potencializar a sua ação e função no organismo.

Por serem uma espécie de hormônio sintético, eles não atuam apenas onde está o problema, e podem acabar alterado o funcionamento de todo o organismo. Seu uso requer cuidados e a indicação médica é fundamental, assim como seguir as orientações de posologia à risca e o protocolo de retirada do medicamento do organismo também.

Os corticoides não possuem uma contraindicação absoluta, mas devem ser utilizados apenas sob orientação médica. Pessoas com diabetes ou pressão alta devem ser mais cuidadosas com estes medicamentos, uma vez que eles costumam alterar a glicemia, pressão arterial e estão relacionados à uma propensão de aumento da fragilidade óssea.

Crianças também devem ser monitoradas e os medicamentos apenas utilizados em casos de necessidade, uma vez que o seu uso por longos períodos pode causar um prejuízo no desenvolvimento muscular e esquelético.

Por isso , nunca use por conta própria !

Fica a dica .

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s