Mais um post sobre o obesidade certo? Não ! O tema de hoje é um dado alarmante de que ” Uma a cada duas crianças está acima do peso no Brasil “. Eu sei , você está cansada de ouvir falar de dieta e exercício físico , mas o seu dia a dia não permite fazer muitas mudanças . Mas confesso que não há remédio mágico e que a mudança do hábito é fundamental .

Mas , vou tentar fazer algumas orientações menos ” maçantes ” do que aquela velha repetição do consultório , certo?

Peso não é só estética

Peso não é só estética , mas saúde . Lá no fundinho você sabe , mas sei que é difícil lidar com a alimentação das crianças , principalmente quando precisamos retirar ou reduzir a comida delas .

Entenda : seu filho acima do peso terá problemas de saúde . Diabetes , pressão alta e aumento de colesterol são cada vez mais comuns entre as crianças . E criança também toma remédio para estas doenças !

Ninguém deseja isso ao filho , principalmente quando há casos na família . Então vamos mudar isso .

O que fazer em pouco tempo?

Não desanime ao ouvir : exercício físico . Dá para fazer pequenas mudanças no dia a dia e com grande impacto .Vamos lá :

🤾🏻‍♂️ pular corda : barato e nem precisa de espaço . Procure fazer todo dia , pelo menos meia hora.

🤾🏻‍♂️ procure uma atividade esportiva que a criança goste . Se você puder participar também , será uma ótima diversão em família;

🤾🏻‍♂️ faça a criança caminhar : levar o cachorro para passear , ir até à lotérica , brincar no playground ;

🤾🏻‍♂️ troque o elevador pela escada : no shopping e no apartamento ;

🤾🏻‍♂️ esconde – esconde , soltar pipa , andar de bicicleta e outras brincadeiras também são ótimas para gastar calorias brincando ;

🤾🏻‍♂️ aula de zumba ou dança , lutas marciais como o muay thai são excelentes escolhas.

Vamos voltar à época em que brincávamos na rua , com outras crianças. Vamos colocar a meninada para se exercitar!

A atividade física diminui a ansiedade , e forma massa muscular , reduzindo a quantidade de gordura corporal. Melhora a auto estima e a socialização das crianças . Além de ser prazeroso .

5 Dicas para o dia a dia

1. Faça o prato do seu filho : coloque a comida no prato . Se ficar disponível na mesa , a criança come mais por gula do que por necessidade.

2. Troque refrigerante e sucos artificiais : tomar muito suco e refrigerante engorda e a criança acaba comendo mais . Líquidos só no final da refeição. Experimente trocar refrigerante por água com gás ( meu filho adorou) ou água com sabor ( limão , laranja , hortelã).

3. Nada de chocolate : se você tem o hábito de comer chocolate , quanto mais , mais a gente quer . É um vício. Se a criança não come , juro , ela não irá sentir muita falta no dia a dia . Experimente receitas que levam cacau em pó com frutas.

4. Faça a lancheira : envie alimentos de casa , mais naturais .Nas lanchonetes das escolas as opções geralmente são mais calóricas e pouco nutritivas . Envie sempre uma fruta, mesmo que ele não coma . O ideal é a disponibilidade da fruta, sempre .

5. Beber muita água : dica de qualquer blogueira e isso com certeza vale a pena . Observe os hábitos do seu filho : ele bebe pouca água .coloque uma garrafa de 2 litros de água e veja o quanto ele toma no dia . Com certeza não chega nem na metade.

Espero que tenha gostado!

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s