Antes de levar as crianças para a escola é aquela correria. Nem sempre dá tempo de preparar os lanches mais nutritivos para garantir que seu filho coma bem no período em que estará fora de casa. Sem falar que às vezes a criatividade simplesmente se esgota.

Nós sabemos que a principal vilã da lancheira das crianças é a falta de tempo. Na correria do dia a dia, muitos pais e mães têm que se virar em mil para dar conta de tudo a tempo e, por isso, acabam optando por lanches mais rápidos e práticos, como industrializados, empacotados, ultraprocessados.Crianças em idade escolar muitas vezes manifestam suas vontades alimentares e algumas torcem o nariz para frutas, verduras e legumes. A missão é fazer com que os pequenos troquem as guloseimas, como salgadinhos, bolachas, refrigerantes e balas por alimentos mais saudáveis e nutritivos.

Procure balancear a lancheira do seu filho com alimentos de cada grupo alimentar: uma fonte de proteína ou lácteo, uma fruta ou legume natural, um carboidrato e uma bebida para hidratar.

Nada de embutidos

Parece prático, mas um sanduíche com frios, como o peito de peru, não é um alimento muito saudável .Por ser um alimento processado, apresentam conservantes, corantes, realçadores artificiais de sabor e uma quantidade muito alta de sódio. Além de acostumar o paladar das crianças com o excesso de sal, o exagero pode ocasionar uma série de problemas a curto e a longo prazo.

Iogurte no freezer

Produtos lácteos são fontes de proteína, mas também estragam com facilidade. Para não correr o risco de estragar devido ao calor , é só deixar o produto no freezer por algumas horas, o suficiente para congelar. Um pouco antes de ir para a escola, retire-o e coloca na lancheira. Até a hora do recreio, ele vai estar descongelado e fresco para o consumo.

Colocar granola para misturar com o iogurte pode ajudar a dar uma boa alternativa no cardápio .

Sobra do bem

Fez milho para o jantar e sobrou? Raspe um pouco e coloque num potinho. Vira um lanche nutritivo e ainda ajuda a economizar seu tempo. O mesmo acontece com alimentos como tomate-cereja , ovos de codorna , cenoura baby ou palitinhos de pepino.

Espetinhos de mozarela búfala com tomate são um charme e super nutritivos !

Pão turbinado

As bisnaguinhas costumam ser a primeira escolha dos pais apressados, pelo formato e pela fácil aceitação das crianças. Pãozinho com manteiga ou requeijão e tá pronto .No entanto, há alternativas mais saudáveis, como os pãezinhos de cenoura encontrados na maioria dos supermercados e padarias. Eles também são pequenos, só que mais saborosos e, como são feitos com ingredientes mais saudáveis, aumentam o valor nutricional do lanche.

Uma boa opção é uma torrada com Polenguinho ou com manteiga de amendoim ( exceto para os alérgicos ). Bolachas de maisena e biscoitos de polvilho também são boas opções .

Fuja do comum

Se o seu filho não tem comido as frutas que você coloca na lancheira, que tal variar? Ninguém merece maçã e banana todo dia ! Uva, morango, manga, melão ou melancia picados, em potes vedados, ajudam a diversificar o cardápio.

Opções de lanches

• Pão de mandioquinha ou cenoura com ricota + suco integral de uva + fruta cortadinha (pode ser maça ou pera – com casca para não escurecer, manga, melancia, entre outras)

• Cookies integrais + palitos de cenoura e queijo cortadinho + suco natural

• Pão de queijo caseiro + 1 yakult + 1 porção de fruta

• Torrada integral com geleia + água saborizada + 1 fruta

• Biscoito de polvilho + suco integral de uva + 1 fruta + castanhas

• Biscoito cream cracker com manteiga + chá de erva-doce com capim santo + 1 fruta

• 2 bisnaguinhas com queijo mozarela, 200 ml de suco de uva e 1 maçã.

• dadinhos de queijo, água de coco frasquinha e 1 cacho de uva.

• mini-sanduíche de pão com queijo branco cremoso e geleia natural de morango e suco integral de uva.

•saladinha de frutas da estação, suco integral (o que a criança preferir) e ovos de codorna.

• tomatinhos-cereja com quadradinhos de queijo, chá-mate gelado e discos de bolacha de arroz.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s