As consultas realizadas ao médicos pelo aplicativo de mensagens são cada vez mais frequentes. Entre os aplicativos mais comuns no Brasil, o whatsapp vem se tornando uma ferramenta de comunicação cada mais praticada entre médicos e pacientes.

No entanto esta questão não é tão simples e gera uma série de debates a respeito do assunto, principalmente no que tange aos aspectos éticos e legais. O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas, diagnóstico ou prescrição por qualquer meio de comunicação para por entender que a consulta física é insubstituível. Contudo, o próprio Conselho informa que o médico pode orientar por telefone pacientes que já conheça, aos quais já prestou atendimento presencial, para esclarecer dúvidas.

O que pode ser discutido no WhatsApp

Remédio para uma lesão de pele ou tosse? Pelo novo código do CFM , não pode. Isso porque a consulta médica deve ser realizada nestes casos , para proteger o paciente de um eventual erro médico .

Orientações de medicação e avaliação de resultados de exames podem ser realizados . Dúvidas sobre alimentação ou vacinas ? Também . Mas com respeito ao profissional , pois afinal , este tipo de informação pode ser feita durante a consulta .

O médico deve estar ciente que ao prescrever medicação sem consulta médica , baseado nas informações oferecidas pelos pacientes nos meios de comunicação ( fotos , áudios e mensagens ) poderá responder legalmente na justiça comum e nos órgãos de classe.

Uma dica importante aos pacientes : NUNCA espere seu médico responder às suas mensagens em casos de gravidade ou urgência . Falta de ar , vômitos em jato , intoxicação são exemplos de casos que devem ser encaminhados diretamente ao hospital . Mesmo que o médico passe alguma orientação , ela será baseada na SUA observação , não no olhar do profissional .

Casos de urgência necessitam de medicações ( injetáveis e inalatorias ) e exames . Não protele o atendimento , vá ao Pronto Atendimento.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s