Quem tem crianças em casa certamente deve conhecer a febre que vem fazendo a cabeça dos jovens e consiste em fazer slime. Embora ela possar ser comprada pronta, as crianças se divertem fabricando-a em casa por meio da junção produtos químicos, o que pode ser perigoso.

O slime está ligado a diversos casos de reações cutâneas, como a queimadura. Inclusive, a Agência Francesa de Segurança Sanitária informou em comunicado que há “vários casos de reações cutâneas associadas ao slime”.

Muitos produtos tóxicos na receita

A receita de slime possui varias versões na internet .Pode incluir diversos produtos químicos , como bicarbonato de sódio, água boricada, espuma de barbear, cola, detergente e corantes.O divertido é justamente personalizar a massinha , com corantes e glitter.

Independentemente da fórmula, dois ingredientes se repetem: cola branca e água boricada. Algumas levam ainda bórax, composto químico usado como inseticida.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia , o primeiro alerta é referente ao risco de inalação ou ingestão desses produtos, que são muito tóxicos. Além disso, o ácido bórico da água boricada pode gerar dermatite e até queimadura em peles com machucados, por menores que sejam.

Até mesmo o contato exacerbado com produtos aparentemente comuns, como detergentes e espumas de barbear, pode irritar a pele, mucosa e até mesmo os olhos.

A preparação do slime caseiro não é realmente segura.O industrializado é capaz de causar irritações, mas em menor escala, pois as concentrações são fixas e proporcionais .

A Sociedade Brasileira de Pediatria contra indica o uso por crianças , pois pode ter efeitos imprevisíveis, de acordo com toxicologistas.

O que fazer em caso de reação?

Caso a criança desenvolva reações possivelmente ligadas ao slime, é indicado lavar a região afetada com água corrente e procurar um dermatologista ou pediatra.Não utilize pomadas ou cremes , pois poderá piorar a lesão.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s