IMG_0437

Como limpar o ouvido do seu filho? Na verdade não é necessário limpar e muito menos utilizar o cotonete ! Esse hábito pode levar a otites de repetição e outros problemas.

Se você retira a cera , você retira a proteção .Isso é um hábito enraizado na nossa mente , transmitido de mãe para mãe. Quantas vezes fiz essa orientação e recebi de volta uma cara indignada : “como eu vou limpar então?”

A resposta é : não limpar! A cera protege o ouvido e qualquer partícula que entre no canal auditivo fica preso nela.Com o crescimento da pele do canal , a mastigação e os movimentos de quando falamos essa cera é mobilizada de dentro para fora , levando as partículas para fora do ouvido.

Se você retira grande parte desta proteção , o ouvido ficará mais suscetível a infecções . Ou seja , quem limpa muito , tem mais infecções .

Por que limpamos ?

A sensação de colocar hastes flexíveis dentro do canal auditivo é gostosa. Isso acontece porque o ouvido é cheio de nervos com fibras sensitivas, que levam esse estímulo para o cérebro. É semelhante com o alívio gerado quando você está com coceira nas costas e consegue coçar.

Segunda a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e a de Pediatria , a limpeza deve ser feita com um pano ou algodão, somente da parte externa , sem introduzir nada no buraco da orelha.

De acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia a recomendação é : não se deve colocar qualquer coisa “menor que o cotovelo em seu ouvido”.

O que pode acontecer

O problema é que as hastes flexíveis — ou qualquer objeto que alcance o local — podem machucar o ouvido. Os pesquisadores explicaram que os objetos têm potencial real de causar cortes nos canais auditivos, perfurar os tímpanos e ainda deslocar os ossos auditivos. Como consequência, as pessoas podem ter perda de audição, tontura ou outros sintomas de lesão de ouvido.

A rolha de cera diminui a passagem do ar , reduzindo a audição e  favorecendo o crescimento de bactérias. Algumas crianças podem reclamar de dor quando há muita cera impactada e pode ser necessário a aplicação de remédio para “quebrar” a cera ou até uma lavagem no ouvido para limpeza adequada .

Nunca faça nenhuma tentativa de retirar a cera : vela , grampos , lavagem com água e seringa . Você poderá perfurar o tímpano da criança.

Fica a dica .

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s