A dermatite atópica é um dos tipos mais comuns de alergia. É uma doença genética, crônica, que se apresenta com pele seca, muita coceira e afeta cerca de 15% da população .

Nas crianças o quadro pode se iniciar nos primeiros 2 meses de vida , com a presença de vermelhidão , pele seca e casquinhas , com muita coceira . A pele fica mais irritada , principalmente nas bochechas e pescoço . Já nas crianças maiores , a dermatite atópica acomete as região de dobras , como cotovelos e a região posterior do joelho.

Está associada a outros quadros alérgicos , como asma e rinite , e incomoda muito , tanto a criança quanto os pais . Na maioria dos casos ela melhora com a puberdade , mas pode persistir até a idade adulta . Não há cura , apenas tratamento paliativo , ou seja , para melhora dos sintomas .

A dermatite atópica é uma doença que atinge a pele, mas é alimentada por um defeito imunológico.

Como prevenir ?

Caracterizada por pele seca , que incomoda e causa muita coceira , pode ser facilmente acometida por infecções bacterianas devido às quebra da proteção da pele .

Surgem casquinhas e vermelhidão no local . A criança não consegue dormir adequadamente e torna-se irritada , incomodada.

O primeiro passo é a hidratação . Cremes comuns auxiliam , mas apresentam fragrâncias ou álcool na composição e podem piorar as dermatites , principalmente em bebês . Fórmulas manipuladas ou cremes específicos são mais adequados , mas infelizmente podem ser mais caros .

Não utilize formulações caseiras , pois podem levar a queimadura química ou piora do quadro.

Para auxiliar na hidratação , evite banho quente e prolongado , use sabonete adequado ( glicerinado de preferência ) e evite piscina tratada com cloro.

Uma pesquisa da Oregon Health & Science University descobriram que o risco de dermatite atópica cai para metade quando os recém-nascidos são hidratados diariamente até os seis meses (pelo menos cinco vezes na semana e pelo corpo todo, exceto no couro cabeludo).Na análise do estudo norte-americano, foram utilizados diferentes tipos de hidratantes, inclusive a vaselina .

A vaselina é uma boa opção e barata . É indicada pela Associação Nacional de Eczema . Pode ser usada diariamente , sem contra indicações.

Novo tratamento

Nas situações mais complicadas, é preciso partir para um tratamento também por via oral , ou seja, comprimidos que vão ajudar, numa escala ainda maior, a apagar o incêndio.

Desse arsenal fazem parte os corticoides orais, que demandam acompanhamento médico de perto devido aos efeitos colaterais, e os imunossupressores, que acalmam os ânimos das células de defesa mas também inspiram cuidado no uso prolongado.A fototerapia, tratamento com raios ultravioleta, é bastante eficaz no controle do eczema. Porém, trata-se de uma terapia cara, que aumenta o risco de câncer de pele e provoca envelhecimento precoce, motivo pelo qual costuma ficar restrita apenas aos casos especiais e de difícil controle.

Já aprovado nos Estados Unidos e na Europa para adultos com o problema em grau moderado ou grave, foi liberado no Brasil o primeiro anticorpo monoclonal contra a dermatite atópica.

O medicamento é uma injeção que pode ser aplicada pelo paciente ou pelo profissional de saúde a cada duas semanas .O remédio corta o principal mecanismo inflamatório da doença e tem um tempo de resposta mais rápido do do que os tratamentos usuais.

Esse tratamento associado ao uso de pomadas biológicas , já em uso para o tratamento da psoríase , promete revolucionar o tratamento da dermatite atópica e acabar enfim com o transtorno . Infelizmente ainda são de alto custo e ainda não estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde.

Fica a dica .

um comentário