Desde o tempo dos nossos avôs algumas tradições foram mantidas, histórias e mitos vieram passando de geração em geração. E um dos mitos que é conservado até hoje é sobre marcas de nascença e o porquê aparece.

Quem nunca escutou a frase : ” mulher grávida que ficou com desejo , o bebê nasce com mancha”?

Cerca de 80% das pessoas nasce com algum tipo de mancha. As manchas ou sinais podem variar em relação a características como o tamanho, a cor ou o formato. Podem aparecer indistintamente em qualquer parte do corpo, e também podem ser classificadas em relação ao seu aspecto e tonalidade.

Tipos de mancha

• hemangioma : Ocorrem em 70% dos bebês ,devido a um crescimento exagerado das células que envolvem os vasos sanguíneos , podem estar presentes já ao nascimento ou se desenvolver quando a criança tem algumas semanas ou meses. Eles são cinco vezes mais frequentes em meninas do que em meninos.Os hemangiomas tendem a crescer principalmente durante o primeiro ano de vida e, após este rápido crescimento, vão regredindo gradativamente, até desaparecerem.

Aos 10 anos de idade , 90% das crianças já não possuíam a marca.Por isso o tratamento para os hemangiomas na maioria das vezes é somente a observação ,já que eles regridem com o tempo.

Caso o hemangioma esteja em um local que possa causar dificuldade para a criança enxergar, respirar, ouvir ou comer, pode ser necessário o tratamento , através do uso de laser ou cirurgia combinados.

mancha café com leite : São manchas de cor marrom claro, lembrando mesmo a cor de café com leite. Aproximadamente 10 % dos bebês têm uma e ela não desaparece.

Atenção !

Se o bebê tiver mais que seis manchas, maiores que 0,5 cm, mencione-as ao médico, porque pode ser um sintoma de uma doença hereditária chamada neurofibromatose.

A neurofibromatose, também conhecida como Doença de Von Recklinghausen, é uma doença hereditária que se manifesta por volta dos 15 anos . Se caracteriza pelo aparecimento de tumores benignos múltiplos do sistema nervoso e na pele.

Sua evolução é progressiva e imprevisível.Não é uma doença rara, e tem sido descrita em indivíduos de todas as raças, com ligeira predileção pelo sexo masculino.Acomete pele , ossos e até o sistema neurológico e necessita de acompanhamento multiprofissional.

mancha Mongólica : São manchas cinza-azuladas, presentes ao nascimento, com bordas irregulares e que se localizam principalmente na região do bumbum do bebê. Seu tamanho pode variar de pequenas até muito grandes e tendem a durar alguns anos, até desaparecer. São decorrentes de um acúmulo de melanócitos, ou seja, células de pigmentação. Não é necessário se fazer nada, pois elas sumirão mais cedo ou mais tarde.

Esta mancha pode ficar localizada no bumbum, lombar, ombros, costas ou outras partes do corpo do bebê. A textura da mancha mongólica é igual ao restante da pele do bebê e ela costuma ter entre 2 e 8 centímetros de largura.

Por ser semelhante ao roxo que ficamos quando sofremos algum tipo de lesão, por isso é comum que os pais achem que o pequeno sofreu algum tipo de machucado durante o parto ou no hospital ao se depararem com a mancha.

Dá para tirar a mancha do meu bebê?

Depende do caso. Algumas situações (como um hemangioma que interfere no olho) podem exigir a remoção cirúrgica. Mas, se a mancha for esteticamente aceitável e não causar problemas físicos, o médico provavelmente vai sugerir que não se mexa nela.

É preciso levar em conta que a maioria dessas manchas vai ter sumido quando a criança for maior. Há especialistas, porém, que defendem que se trate as manchas logo, já que não se sabe ao certo se elas vão mesmo embora sozinhas.

Portanto o ideal é se informar sobre o tipo de mancha específica do seu filho e procurar opiniões de dermatologistas.Além da cirurgia, há tratamentos a laser e a administração de medicamentos específicos ou pomadas de uso tópico.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s