A queixa de distúrbio do sono em crianças e o pedido do uso de calmantes para melhorar o quadro é frequente no consultório de pediatria. Todas as crianças já apresentaram alguma vez , dificuldades para dormir , mas na maioria das vezes esse distúrbio é comportamental.

Na busca para uma resolução imediata do problema , muitos pais tem utilizado a melatonina. A substância , com venda proibida no Brasil , é facilmente encontrada em lojas da internet ou vendida como suplemento nos Estados Unidos .

Segundo relatos médicos, cada vez mais famílias brasileiras chegam ao consultório pediátrico pedindo informações sobre a substância, com o objetivo de fazer a criança dormir sem dar trabalho.Não há dados no Brasil, mas, nos Estados Unidos, onde o produto tem sido vendido, os números são surpreendentes : as vendas de melatonina aumentaram 500% de 2003 a 2014.

Pais procuram a melatonina porque viram na internet ou porque algum conhecido toma e foi a cura milagrosa do seu problema com sono .Isso quando não ministram a melatonina para a criança por conta própria, achando que se trata de algo natural.Sites e blogs de mães que compraram o produto e utilizaram se espalham pela internet, cheias de opiniões pessoais , com fotos de produtos na forma de balas e ursinhos mastigáveis . Mas é seguro?

5 dúvidas sobre a melatonina

1. O que é melatonina?

A melatonina  é um hormônio responsável por avisar o corpo se está de noite ou de dia e nos fazer adormecer. Ele é secretado pela glândula pineal, no cérebro, e sua produção começa a aumentar quando escurece. O pico da fabricação ocorre durante a madrugada, por volta das 3 da manhã.

2. Tem no Brasil?

A compra e a importação da melatonina foi recentemente liberado para uso exclusivo em farmácias de manipulação. Não possui liberação da Anvisa para produção comercial e venda em farmácias até o momento.

Isto porque não há estudos a longo prazo sobre o uso da melatonina em crianças.Alguns trabalhos preliminares indicam alterações cardíacas , puberdade precoce e aumento da incidência de pesadelos durante o sono.

3. Se foi aprovado nos Estados Unidos então é seguro

Não. A melatonina comercializada nas farmácias norte-americanas não passa pela rígida regulamentação dos medicamentos, pois é considerada um suplemento alimentar, como o óleo de peixe, por exemplo. A consequência disso é que muitas vezes não se sabe o que está tomando.Um estudo de uma faculdade no Canadá, encontrou diferenças enormes entre a quantidade real do hormônio e a descrita na embalagem de mais de trinta suplementos. O teor variou entre 83% a menos e 478% a mais do informado pelos fabricantes.

4. Posso usar ?

O uso está proibido em crianças . Não há nenhum estudo a longo prazo que permita o uso com segurança. Podem existir sequelas graves se o uso for frequente , principalmente por se tratar de um hormônio . Os especialistas são categóricos : não use em crianças , principalmente em bebês .

5. Como eu faço meu filho dormir?

Além da luz de eletrônicos ( celulares , tablets ou tv) , brincadeiras muito agitadas e movimentações intensas sobem a temperatura do corpo, que precisa estar alguns graus mais frio para cair no sono. Os especialistas recomendam que os pais estabeleçam uma rotina e sigam à risca : todos os dias no mesmo horário, por volta das 20h, o ritmo da casa começa a diminuir, o filho escova os dentes, os pais podem cantar uma música ou ler uma história e depois é só apagar as luzes e desejar boa noite. O ideal é que antes das 21h a criança já esteja deitada.

Sei que é difícil , mas a rotina ajuda a criar um hábito do sono , e depois com o tempo ( e muita paciência ) fica fácil seguir.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s