Olhando na internet achei um site ” Dez maneiras de acabar com a tosse”. As receitas mais comuns vão de chás ao famoso Vicky no pé , mas o mais original é a famosa história da cebola cortada no quarto da criança .

Não , não existe comprovação de nenhuma das teorias mirabolantes acima . E que me perdoe a minha sogra , nem chá de romã resolve .

A tosse é um reflexo natural do corpo para eliminar secreções e qualquer irritação do pulmão ou das vias aéreas superiores ( nariz, boca, faringe e laringe). O tipo da tosse, quantidade e cor da secreção, bem como o tempo que a criança está tossindo, determinam se a tosse é de origem gripal, infecciosa ou alérgica.

Tipos de tosse

Há tosses e tosses. As características principais as dividem basicamente em dois grupos: a produtiva, que ajuda a expelir o catarro, e a seca, que lembra o latido de um cachorro e ocorre sem secreção.Sendo assim , temos diferentes tipo de xaropes : antitussígenos, que inibem a tosse seca, ou os mucolíticos, que ajudam a dissolver o catarro, facilitando a expectoração.

Qual xarope?

O que é bom para tosse? Xarope. Desde pequenos ouvimos o ensinamento que levamos para a vida adulta. Mas cuidado com automedicação ! As intoxicações com xaropes são frequentes no Pronto Socorro .

Todo mundo tem ou quer um “remedinho” para curar a tosse. Mas fique atenta : tosse não é doença , mas um sintoma . É muito perigoso tentar resolver por telefone , WhatsApp ou pelo conselho da vizinha . A tosse pode ser decorrente de uma quadro de asma, pneumonia , gripe ou até aspiração de corpo estranho.

Não busque alívio imediato utilizando a medicação de outra criança ou receitada pelo balconista da farmácia . As doses são calculadas por peso e pela idade e só é pediatra saberá qual o melhor em cada situação . Remédio dado incorretamente vira veneno e em crianças , a dose tóxica pode ser muito próxima da dose terapêutica.Não arrisque .

Como posso tratar da tosse ?

Algumas medidas podem ser feitas , de forma preventiva e até para auxiliar no tratamento .

1.Não dar leite à noite

Quando a tosse ataca à noite, as mães logo pensam num leitinho quente para confortar o filho. Esqueça essa idéia. Segundo os pediatras, líquidos quentes dilatam os brônquios e isso piora a tosse. Outro motivo seria a piora do refluxo gastroesofágico.

2. Cuidado com a inalação

A inalação com soro fisiológico 0,9% 3 vezes ao dia pode ser feita sem nenhum problema . Não faça com água da torneira, mineral ou muito menos com álcool. ( acredite , isso é comum!). Não use berotec ou outra medicação por conta própria .

3. Controle do ambiente

Evitar o uso de perfumes e cigarro. A fumaça do cigarro provoca muita tosse por ser irritante as vias aéreas.Não vai adiantar tomar remédio para asma e passar o dia com o avô ou com o pai fumando. O mesmo para o Vicky , que em algumas crianças , provoca piora da tosse .

4. Não use álcool

Não cheirar ou fazer compressa com álcool.Pode causar piora da tosse, intoxicação ou queimaduras quando aplicado sob a pele sensível das crianças.

5. Remédio caseiro

Mel . Está é a minha super dica.Desde a antiguidade até hoje ainda é muito utilizado.Pode ser na forma de chá ou puro.Foi publicado na revista científica Pediatrics em 2012 um estudo sobre efeito do mel na tosse noturna e na qualidade do sono em crianças de 1 a 5 anos.

Os resultados provaram que o mel, sim o mel, por si só, é um remédio eficaz para o alívio da tosse. Nesse estudo ele provou melhorar os sintomas de frequência e intensidade da tosse e também a qualidade do sono.  Tudo isso porque o mel tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias naturais que aliviam de fato o sintoma da tosse e o incômodo que ela causa. Outros estudos também corroboraram o uso do mel para tosse e a Organização Mundial da Saúde recomenda a sua utilização.

Mas atenção! O mel deve ser usado somente em crianças acima de 1 ano pelo risco de alergias.

Na verdade o que oriento sobre tosse : não faça ,não use , evite.Precisamos tratar a CAUSA , não o sintoma. As medidas serão básicas porque vai depender da origem da tosse.Uma cebola no quarto não irá resolver nada…

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s