Quando o assunto são os meninos, temos a maior preocupação sobre a limpeza do pênis : será que estou fazendo certo?.

A maioria dos meninos nasce com a glande (cabeça do pênis) parcialmente ou totalmente coberta pela pele, que irá se descolar aos poucos até os 3 anos de idade. Na hora do banho, é preciso puxar a pele para trás, lavar bem com sabão neutro e colocá-la de volta no lugar para que ela não fique presa.

Pode acontecer de apenas uma parte da glande estar exposta e a pele não retrair, o que é normal até o terceiro ano. Nesse caso, não force a pele para trás, pois pode machucar. Lave apenas o que estiver exposto. Se até os 3 anos a pele não descolar naturalmente, consulte um médico e avalie a necessidade de fazer uma cirurgia .

Levo no pediatra para “arregaçar” ?

Alguns pediatras mais antigos , optam por realizar o descolamento da pele do pênis na consulta , com um movimento brusco e com certeza , bem doloroso. Contra indicado , pois além de oferecer dor a crianças por cerca de 2 a 3 dias , a cicatrização da pele pode piorar , reduzindo a abertura , dificultando a exteriorização da glande e levando a uma fimose.

Mas afinal o que é fimose?

A fimose ocorre quando a pele que recobre o pênis tem uma abertura tão estreita que dificulta a exteriorização da cabeça do pênis , ou glande.Em algumas crianças , pode aparecer uma situação semelhante , a chamada aderência balanoprepucial .

A aderência prejudica a exposição da cabeça do pênis porque a pele fica “grudada” , sendo necessária a massagem para desgrudar e permitir que a cabeça do pênis fique toda livre , para fora. Ao contrário da fimose , não há necessidade de cirurgia e o canal não é estreito.

Geralmente, antes dos 3 anos, o prepúcio se solta naturalmente. Nessa idade, só 10% dos meninos ainda têm a pele do pênis grudada.As massagens servem exclusivamente para os casos de acolamento, isto é, quando o prepúcio fica grudado à glande. Elas devem ser orientadas por um cirurgião ou pediatra.

Exercícios exagerados esgarçam a pele, que, ao cicatrizar, tende a se tornar menos elástica, estreitando mais o anel. Ou seja, o que não era fimose vira fimose.

Por quê devemos limpar o pênis ?

A limpeza deve ser feita para retirar a sujeira que se acumula embaixo da pele .Essa sujeira , chamada de esmegma , pode favorecer o surgimento de infecções .

O acúmulo de esmegma pode levar a balanopostite , que é a inflamação do pênis.

Os principais sintomas são dor, irritação, calor local, coceira, descamação da mucosa e, conforme o caso, secreção purulenta e cheiro desagradável.A glande fica avermelhada e podem surgir pequenas feridas, além de edema (inchaço) que agrava o estreitamento do canal do xixi.

O tratamento é feito com uso de pomadas e antibióticos , mas a principal medida é a limpeza adequada .

A partir dos 5 anos, você pode deixar que seu filho tome banho sozinho – mas sempre supervisione se ele limpou tudo mesmo. Outro cuidado, que vale para todo mundo, é ensinar seu filho a lavar sempre as mãos antes e depois de ir ao banheiro, afinal, eles manipulam diretamente o pênis.

Cirurgia de fimose

Consiste na retirada da pele através de um procedimento cirúrgico.Após o procedimento, é necessário passar uma pomada cicatrizante e não aderente para tentar conter o inchaço. O cirurgião deverá dizer por quanto tempo será necessário usá-la e se ela precisará ficar coberta com curativo ou não. Em alguns casos, recomenda-se o uso de analgésicos via oral. O importante é que os pais sigam todos os cuidados, conforme a orientação do médico.

Não provoca dor ao urinar. Na verdade, o que ocorre é um desconforto devido a uma sensação estranha e uma imensa dificuldade de acertar o vaso na primeira vez. Além disso, todos os meninos sentem algum incômodo após a cirurgia. Isso acontece porque a ponta do pênis, sem a pele sobre ela, fica mais exposta e, assim, mais sensível. Trata-se de algo normal e adaptativo, que varia de acordo com a sensibilidade de cada garoto.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s