Muitas questões foram levantadas e de uma maneira geral gostaria que as mães façam uma reflexão sobre um ponto básico : esse hábito é saudável? Realmente necessário?

Adoçar o leite facilita a aceitação . Uma criança que toma leite , geralmente na mamadeira , não dá trabalho , engole tudo rapidinho e ainda fica de barriga cheia. Quem resiste a isso?

Se o achocolatado é puro açúcar , como defender o uso em crianças ? Como apoiar o uso de Nescau ou Toddy na mamadeira de um bebê ou criança , principalmente à noite ? A questão não é : quais os males que isso pode causar à saúde , mas sim quais os benefícios ? Você já pensou nisso?

A questão sobre o complemento ( sustagen)

O complemento mais usado , o Sustagen , é composto por leite e xarope de milho. Por ser enriquecido com vitaminas , ele não se torna uma bebida nutritiva e muito menos apropriada.

O xarope de milho é uma fonte de açúcares (carboidratos) e tem sido utilizado para conferir sabor doce aos alimentos industrializados pelas facilidades de aplicação e armazenamento. Existem várias especificações para xarope de milho que podem variar quanto ao teor e tipos de açúcares presentes (exemplo alto teor de frutose). O excesso de glicose não é bom para o organismo e existem novos estudos indicando que talvez o excesso de frutose seja ainda mais prejudicial. De qualquer forma, independentemente destes estudos, os açúcares em geral devem ser consumidos com moderação dentro de uma alimentação equilibrada.

Mamadeira e leite não substituem uma refeição

O hábito de tomar mamadeira com açúcar ( chocolate , farinha , complemento ) deve ser abolido . Não importa se o seu filho come bem ou não . Não é saudável.

Os pais devem entender que uma criança não escolhe o que come ou bebe . Nós somos responsáveis por isso. Uma criança que só toma leite com chocolate foi educada desta forma . Um menino que não come verdura ou frutas também.

Somos responsáveis sobre a alimentação dos nossos filhos e devemos oferecer alimentos saudáveis . Ser exemplo e não o contrário.

O uso de mamadeira com achocolatado , de forma indiscriminada , com muitas porções ao dia , pode levar a : obesidade , deficiências nutricionais , cáries dentárias , queda da imunidade , anemias . Já o hábitos de tomar leite à noite aumenta a incidência de refluxo gastroesofágico, tosse crônica , otites e amigdalites .

Não justifique o uso. Não é um hábito saudável. Quando o pediatra orienta , não é uma crítica aos hábitos ou modo de criação da mãe e da família , mas uma orientação de saúde.

Fica a dica.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s