É muito comum as crianças evoluírem com quadros de tosse e os pais medicarem por conta própria . Um dos remédios mais utilizados é o Fenoterol ( Berotec) na forma inalatória . Faz mal?

O Berotec tem como finalidade tratar a asma e bronquite, que causam o fechamento dos brônquios. Ele age promovendo uma dilatação dos brônquios contraídos mas possui alguns efeitos colaterais indesejados , como o aumento da frequência cardíaca.

Mas, afinal o Berotec acelera o coração?

Na verdade, dentro das doses recomendadas, não! O fato de o coração acelerar, por si só, não é um perigo. Isto acontece o tempo todo: quando tomamos um susto, praticamos atividades físicas, etc. Seria perigoso caso o paciente tenha algum problema cardíaco, onde qualquer tipo de esforço cardíaco seria contra-indicado.

Qualquer medicação usada de forma incorreta ou desnecessária torna-se um veneno nas mãos erradas. Assim como um xarope ou descongestionante nasal podem levar uma criança a morte , o fenoterol mal utilizado também pode levar a complicações sérias .

Usualmente utilizado com outra medicação , o brometo de ipatropio ( Atrovent ) é comum os pais confundirem as doses : o fenoterol é usado na dosagem máxima de 20 gotas , já o brometo pode ser usado até com 40 gotas . Se o responsável inverter as doses, ou seja , aplicar no inalador 20 gotas de brometo e 40 gotas de fenoterol , certamente a criança irá passar mal.

Dai surgiu a fama de vilão do Berotec ! Do uso inadequado e por conta própria . É uma medicação segura , mas restrita a casos de asma .

Por que todo mundo usa ?

Não sei . Todos têm medo , mas é muito comum a vizinha ou a avó indicar para tratar aquela tosse que não sara.

Já ouvi dezenas de vezes : “fiz inalação só com umas gotinhas de Berotec , porque faz mal não é?” . Ora , se faz mal , se já ouviu falar que alguém passou mal , por que usar? Ou pior , quando há indicação , algumas mães se negam a fazer o uso . Realmente é complicado.

A tosse pode interferir bastante na rotina, provocando falta de ar, atrapalhando a dormir, a trabalhar e a estudar. Ainda assim, é mais seguro e eficiente consultar um médico antes de iniciar o consumo de qualquer medicação .É importante investigar a causa da tosse para que se possa definir o tratamento mais adequado, já que existem inúmeras opções de medicamentos.

Indicações

Em crianças , o uso é restrito a asma e broncoespasmo . As doses variam de acordo com o peso , sendo em média 1 gota a cada 3 kg de peso .Na bula , as doses são mais genéricas :

Veja que a bula fornece uma média da dose , pois uma criança de 1 ano e outra de 5 têm pesos e estruturas corpóreas totalmente diferentes . Somente o médico poderá avaliar a dose correta. Não use por conta própria .

Observe que na bula a dose mínima é de 3 gotas , independente da idade . Nunca use uma dose menor do que a recomendada pelo médico .

Fica a dica .

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s