Não há negócio , toda criança tem que comer frutas . Elas possuem vitaminas , assim como os vegetais , mas pelo sabor adocicado , fica muito mais fácil de oferecer . Se o seu filho não come nada de verdura , você terá que incentivar ao máximo o consumo das frutas , para evitar as deficiências nutricionais .

Para crianças entre 4 e 10 anos de idade, por exemplo, são indicadas de 3 a 4 porções de frutas por dia.

Toda vez que eu pergunto no consultório , as mães são categóricas : ” ele come de tudo!” . Mas é só pedir o nome de 5 frutas que a criança consome que vira um festival de banana ,banana , banana e às vezes maçã ….Variar os tipos de frutas ingeridas é fundamental para que todos os nutrientes necessários à saúde sejam fornecidos da forma correta.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos revelam que a maçã é a fruta preferida por lá. Já no Brasil, um trabalho da Universidade Federal de São Paulo em parceria com outras instituições indica que a banana tem espaço cativo nos lanches intermediários de crianças entre 4 e 6 anos .

O ideal é evitar o suco , pois diminui a oferta de fibras e vitaminas. O legal mesmo é amassar, dar na colher ou então deixar o filho manipular os pedaços (sempre com a supervisão de um adulto). Assim, ele entra em contato direto com o alimento. Na infância estamos formando experiências e o paladar.O consumo de alimentos saudáveis nesta fase irá estimular a criança a ter uma alimentação saudável por toda vida.Assim, não há necessidade de usar suplementos vitamínicos.

A verdade é que muitas crianças passam por momentos em que começam a rejeitar certos alimentos. E nessa lista de itens excluídos costumam entrar as frutas , o que gera a maior preocupação com a qualidade da alimentação . Então , vamos falar sobre algumas dicas para resolver isso.

9 Dicas para consumir frutas

1. Picolés : não precisa gastar tempo e dinheiro fazendo yonanas! Uma banana no palito , alguns minutos no freezer e pronto ! Uma melancia cortada na forma triangular , no palito , também já faz a festa .

2. Bolinhas coloridas : usando um boleador , faça bolinhas de melancia , melão ou mamão e coloque tudo em uma casquinha de sorvete .

3. Vamos ao mercado? Leve seu filho à feira ou ao supermercado e peça sua ajuda para escolher as frutas que irão levar para casa. Incentive-o a tocá-las e cheirá-las. Explique a importância de comermos frutas todos os dias e como saber se a fruta está boa para experimentar assim que chegar em casa. Isso é um ótimo estímulo e desperta a curiosidade .

4. Festa das frutas : Regras são chatas e não ajudam em nada a criança a conhecer melhor o alimento que ela irá comer. Sempre que oferecer uma fruta, deixe seu filho apertar, cheirar, lamber e, até mesmo, se sujar com ela.

5 . A mamãe também come : se você comer aquela frutinha ou tecer comentários da mesma forma que você faz com um doce ou chocolate , com certeza isso irá despertar a curiosidade da criança . Coma sempre e ofereça . Tenho certeza que a vontade irá falar mais alto e seu filho irá experimentar.

Os pais desempenham um papel fundamental na alimentação dos filhos. Porque , na maioria dos casos, as crianças conhecem os alimentos através de nós. E não se trata somente de transmitir amor pelas frutas e hortaliças, por serem saudáveis , e sim de incorporar esses alimentos no cotidiano. Sob esse ponto de vista, os pais têm a responsabilidade de oferecer e também, de consumi-los eles mesmos, para ser um modelo a seguir.

E até que ponto o exemplo dos pais, ao verem nossa relação com as frutas, influencia? As crianças aprendem por imitação. Nossos filhos são pequenos clones nossos, repetem nossas frases, agem e se comportam como nós. Se quando seu filho fizer algo ruim você reagir com um soco, ele aprenderá a reagir da mesma maneira quando alguma criança lhe disser algo de que ela não gostar. Do mesmo modo, se nosso filho nos vê comendo frutas em cada lanche, se sempre vir sobre a mesa uma fruteira carregada de frutas, ele achará normal comer fruta.

6.Cara nova : nada de oferecer frutas ou mandar comer . Use a criatividade com iogurtes , mel ou gelatina . Misture pedaços e crie novos pratos . Modele com cortadores de biscoito e faça um mix de cores e sabores.

7.Misture sabores : suco de laranja com banana é uma delicia ! Mas que tal misturar uma fruta que ele gosta com outra ? Fica mais fácil aceitar!

8. No inverno – No frio, pode ser mais difícil fazer com que os pequenos, ou até mesmo os adultos, se sintam atraídos por sobremesas saudáveis com frutas. Uma dica é assar ou cozinhar as frutas, e servi-las quentinhas depois do almoço ou do jantar. No caso das maçãs e peras, descasque as frutas, corte-as ao meio e retire os caroços. Sirva ainda morna com mel. Outra opção é assar algumas bananas. Descasque as bananas e coloque-as no forno ou no micro-ondas por alguns minutos até elas começarem a amolecer. Sirva quentinha com canela em pó, e adoce com açúcar mascavo ou mel.

9. Milkshake: Frutas batidas com leite são boas opções de lanches da tarde. Esqueça o achocolatado !

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s