Piscina e praia com muito sol .Esse é o desejo de muitos nessas férias . Mas cuidado com o calor!Os cuidados que você deve ter com seu corpo no verão vão além de passar protetor solar para evitar queimaduras na pele.

A insolação pode ser um problema sério que pode chegar mesmo a causar desidratação grave e queimaduras de 2º ou 3º e é causada pela exposição solar excessiva. Ocorre quando o organismo não consegue controlar a temperatura corporal, e ela sobe mais do que o normal.

Habitualmente, o organismo é resfriado por meio da transpiração; contudo, em algumas situações, apenas a transpiração não é suficiente. Nessas situações, a temperatura corporal de um indivíduo pode elevar-se com rapidez, podendo danificar o cérebro e outros órgãos vitais.

Existem fatores que propiciam a insolação , como : ambientes com elevada umidade do ar ( sauna , clima da região Norte do Brasil) , idade ( crianças de até 4 anos ) , peso ( obesos ) .

Sintomas

Apesar dos sintomas de insolação serem mais frequentes na praia ou na piscina, a insolação também pode acontecer quando se está andando pelas ruas, sob o sol quente, especialmente durante o verão .

Ficar dentro de um ambiente fechado e sem ventilação, como um carro, também pode provocar insolação. Por isso crianças nunca devem ser deixadas sozinhas no carro, principalmente com os vidros fechados sob o sol.

Fique bem atento ao surgimento dos sintomas , principalmente em crianças :

• Dor de cabeça forte;

• Calor e suor excessivo;

• Sensação de febre;

• Sensação de queimação na pele e pele vermelha;

• Tontura ou má disposição.

• Vômitos e diarreia.

O que fazer

Caso apresente alguns dos sintomas de insolação, é recomendado:

• Abrigar-se do sol em algum lugar fresco e arejado;

• Beber líquidos para hidratar, como água ou sucos de fruta;

• Tomar banho com água pouco fria e aplicar compressas sobre a pele para ajudar a refrescar o corpo.

Porém, se os sintomas não melhorarem após alguns minutos e se continuar com tonturas ou dor de cabeça forte, a criança deve ser encaminhada ao hospital.

Como prevenir?

O primeiro passo é evitar exposições prolongadas ao sol e calor, principalmente no horário em que a temperatura tende a estar mais elevada: das 10h às 16h. Além disso, é importante se manter hidratado. Use e abuse de água, sucos naturais e água de coco.

Capriche no uso de protetor solar (FPS 30 ou mais) para evitar queimaduras e lembre-se sempre de reaplicar o produto, já que o suor e a água diminuem sua eficácia. As barreiras físicas, como chapéus de aba larga e guarda-sol, também são bem-vindas para minimizar o calor.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s