Água: quanto o seu filho precisa ?

A água é essencial para o bom funcionamento do corpo , pois serve para regular a temperatura corpórea, eliminar toxinas e realizar a digestão dos alimentos.Além disso, ela é essencial para evitar o surgimento de cálculos renais, que são cada vez mais comuns entre o público infantil. A quantidade que uma criança necessita ingerir ao dia pode variar de acordo com peso, tamanho, atividade física que pratica, temperatura do ambiente e alimentos que consome.

O corpo da criança está composto de 80% de água, enquanto o de um adulto está formado por 65% de água. Por isso , os pequenos necessitam de uma reposição mais frequente quando comparado a um adulto .Veja a necessidade de água para cada faixa etária :

• entre 6 meses e 1 ano :a necessidade varia entre 800 ml a 1 litro de água por dia ;

• entre 1 a 3 anos : precisam ingerir 1,3 l por dia . Evite de oferecer líquidos antes ou durante as refeições . O ideal é beber somente após ;

• entre 3 a 8 anos : a quantidade fica próxima a do adulto , sendo de 1,7 l por dia .

Vale lembrar que as mães de bebês em aleitamento materno exclusivo não devem se preocupar, pois o leite materno já contém água suficiente em sua composição para hidratar o filhote e suprir todas as necessidades dele. Portanto, até os seis meses de vida, não é preciso oferecer mais nada à criança, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Meu filho faz xixi muito escuro

Um dos sinais de que a ingesta de água está menor do que o adequado é a coloração da urina : se escura e de odor forte , precisa abastecer o tanque . Principalmente nas infecções urinárias , onde a dose de água deve ser aumentada . Digo sempre para “encharcar” a criança , para retirar / lavar toda a bexiga e vias urinárias .

Ofereça a cada 3 horas um copo de água , é com o tempo , a criança irá adquirir o hábito.A água ajuda a limpar o organismo de toxinas e de elementos que devem ser eliminados. Além disso, serve para melhorar o metabolismo dos alimentos e é importante para evitar a prisão de ventre. Por isso, é importante acostumar a criança a beber água mesmo que não tenha sede.

Atrativos para dar ajudinha

Para ajudar as crianças maiores que não foram incentivadas a tomar água desde bebês, use alguns recursos para mostrar o quão gostoso é beber água. Escolha um copo bonito ( e de preferência , com canudo ) para manter sempre à postos no filtro de água. 

Abuse das jarras aromatizadas com rodelas de frutas e flores, como morangos e rosas. Use cubos de gelos coloridos e divertidos ou feitos de sucos e frutas naturais (manga, melancia, kiwi e uva). Chás (mate, camomila, hortelã) também são uma opção, mas prefira servir sem açúcar, para a criança aprender o sabor natural dos alimentos e não apenas o paladar doce.

Fica a dica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s