Tomadas sem proteção, fios desencapados, extensões, fuga de corrente em eletrodomésticos, especialmente ventiladores, geladeiras e máquinas de lavar são os principais perigos para crianças de até cinco anos de idade. Em 2015, segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, o número de crianças que morreram por choques elétricos aumentou mais de 50%.

As crianças menores de 5 anos são mais suscetíveis a choques por aparelhos eletrônicos e tomadas porque são curiosas e desconhecem o perigo . Um choque leve em uma tomada pode fazer apenas o braço adormecer ou uma pequena queimadura; já um choque médio, em uma cerca elétrica, pode fazer a pessoa ter uma arritmia, parar de respirar ou desmaiar; em um caso grave, como um choque por um raio, pode levar à

Qualquer voltagem é perigosa

Choques acima de 50 volts (voltagem mais baixa do que a da maioria dos eletroeletrônicos) já podem machucar. Quanto menor o corpo, menor é a resistência à corrente. Isso significa que crianças têm mais risco de sofrer danos como queimaduras (internas e externas), arritmia, insuficiência renal e até parada cardíaca e respiratória. Sem contar que existe a possibilidade de a criança ficar presa na tomada ou no fio, porque a descarga trava a musculatura, impedindo-a de abrir as mãos e se soltar.

Cuidado com as pipas na rede elétrica!

Brincadeira rara nos grandes centros urbanos , aqui no interior é frequente ver uma pipa voando nos finais de semana.

O Corpo de Bombeiros alerta sobre os perigos de empinar pipa com cerol e perto de fios elétricos. “Soltar pipa é uma brincadeira divertida, mas os pais têm que estar atentos porque com o uso de cerol ela pode se tornar um risco e os acidentes acontecem. Algumas linhas podem conduzir energia elétrica devido aos materiais com os quais são feitas. Além disso, deve-se evitar os fios de alta tensão, ainda mais se as condições climáticas não forem favoráveis”, explicam os bombeiros.

Situações de risco

Se houver chuva , não fique em piscinas e saia de perto do mar .A água com sal ou cloro conduz energia elétrica e mesmo que o raio não caia sobre você , a água irá conduzir a energia e você sofrerá um choque elétrico.

Atenção às piscinas com iluminação no interior : crianças adoram mexer em luzes e em casos de lâmpadas desprotegidas , a água poderá conduzir a energia elétrica para todos que estiverem na piscina .

Campos de futebol também são locais de acidentes com raios: os campos de futebol são recordistas em acidentes com raios”, diz o engenheiro Osmar Pinto Júnior, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Para se proteger, o ideal é estar sempre calçado e buscar rapidamente abrigo em algum lugar fechado durante uma tempestade.

Se o raio cair bem em cima da pessoa, não tem jeito, a morte é instantânea, com raras exceções. A corrente que passa pelo corpo nesses casos é de 30 mil a 40 mil amperes, cerca de mil vezes mais forte que a corrente de um chuveiro elétrico.

Em caso de vítima de choque

⚡️NUNCA encoste na vítima . Desligue a chave geral ou afaste o fio com algum material que não conduz eletricidade , como um cabo de vassoura ou borracha.

⚡️ Mesmo que não apresente sinais aparentes , a criança deve ser encaminhada ao Pronto Socorro.

⚡️ Se a criança estiver inconsciente, chame o SAMU e inicie os primeiros socorros se souber.

Dicas

Medidas simples e mudanças em casa podem prevenir os acidentes. Confira as sugestões:

• Proteja as tomadas com tampas apropriadas, esparadrapo, fita isolante, mesmo aquelas escondidas atrás de móveis;

• Fios elétricos devem estar isolados e longe do alcance das crianças ( fios de carregadores de tablets , celulares );

• Evite usar benjamins ou extensões. Muitos aparelhos ligados na mesma tomada podem causar sobrecarga e curto circuito na fiação;

• ensine seu filho a não colocar garfos e facas nas tomadas ;

• nunca deixe bebês brincarem com tomadas ou carregadores , mesmo fora da tomada , porque instintivamente eles irão tentar colocá-los na tomadas.

Fica a dica.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s