Mitos e verdades sobre leite de vaca

O leite é o alimento com maior concentração de cálcio, mineral que age diretamente na formação da massa óssea. E cerca de 70% dela é formada até a adolescência. Por isso, ele se torna um alimento fundamental durante a infância. Além disso, possui uma série de nutrientes que também são importantes para o desenvolvimento da criança:

• Proteínas, cuja função regeneradora repõe células e tecidos do organismo.

• Vitamina A, que aumenta a imunidade, combate doenças de pele e melhora a visão.

• Vitaminas do complexo B, que ajudam no crescimento e no ajuste do sistema imunológico.

Posso colocar um sustagen para ficar mais nutritivo?

Geralmente, não há necessidade, apesar de o apelo dos fabricantes ser bastante forte. Se a criança tem uma alimentação equilibrada e variada, não há porque comprar alimentos com vitaminas e minerais extras. Ela já vai ingerir no dia a dia tudo o que precisa para o seu desenvolvimento. Produtos fortificados só devem ser utilizados quando o pediatra ou o nutricionista que acompanha a criança detectar uma deficiência nutricional.

O ideal é oferecer o leite puro ao pequeno, o máximo de tempo possível. Conforme  a criança cresce e começa a ter contatos sociais, descobre que existem outras formas de beber o leite. Nesse momento, comece a oferecer combinações com frutas e cereais e, em último caso, negocie o achocolatado uma vez ao dia, apenas.

Mas meu filho não come bem , pelo menos toma bastante leite

Muitos pais oferecem uma quantidade excessiva de leite na esperança que o seu filho ganhe mais peso ou como substituto das refeições . Mas a necessidade para cada idade é bem menor do que você imagina :

• Até os seis meses – aleitamento materno sob livre demanda. No caso do uso de fórmulas infantis, o ideal é de 700 a 1000 ml, dependendo da fase de lactação.

• Dos 6 aos 12 meses – 500 ml, dividido em três vezes.

• Acima de 1 ano : 200 a 400 ml e uma porção de derivado do leite ( 1 potinho de iogurte por exemplo)

Precisa ser leite ” Ninho”?

Não . O leite pode ser de qualquer marca .

O leite de vaca é comercializado fresco ou nas embalagens do tipo longa vida. Do ponto de vista nutricional, eles são semelhantes.. Os leites frescos são classificados em A (de um mesmo rebanho, com ordenha mecanizada e embalado na fazenda de origem, o que garante melhor higiene), B (de uma mistura de rebanhos e embalado fora da fazenda, o que já não é tão seguro) e C (também de uma mistura de rebanhos e com ordenha manual, o que o torna o mais barato, porém mais suspeito). Os do tipo longa vida passam por um processo de superaquecimento seguido de um rápido resfriamento, o que lhes garante uma melhor higienização e mais tempo de conservação.

Antes dos dois anos, a criança deve ser amamentada ou tomar fórmulas desenvolvidas para essa faixa etária. O tipo integral é o mais adequado porque possui uma boa quantidade de gordura, nutriente responsável pela formação de tecidos cerebrais e hormônios e por regular algumas funções metabólicas. Além disso, de oferecer as calorias adequadas para o desenvolvimento.

E se ele não toma leite?

Acrescentar sabor para aumentar o consumo de leite pode ser uma boa saída , mas evite usar açúcar ou achocolatado em todas as mamadeiras . Misturar com frutas , iogurtes ou cereais ( farinhas ) são boas opções .

E se , a criança rejeita o leite de vaca , uma opção seria a troca pelo tipo vegetal : soja , arroz ou côco. Mas lembre-se de que o teor de gordura e cálcio , além das vitaminas , será menor do que o de origem animal , levando a criança a deficiências nutricionais se não acompanhada regularmente de um pediatra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s