Criança no banco da frente ? Desative o airbag!

Para melhorar a segurança dos veículos, foram criados os airbags: bolsões de ar de segurança que ficam dentro dos veículos, e são acionados em casos de colisão mais brusca.O airbag é feito para adultos e não deve ser utilizado quando crianças estiverem no banco da frente do veículo.

O airbag frontal de um carro abre cinco vezes mais rápido do que um piscar de olhos. Tudo acontece em cerca de 60 milésimos de segundo: uma central eletrônica detecta o impacto, um sinal é enviado ao deflagrador e uma reação química infla a bolsa.

Uma explosão de gás acontece ali dentro, por isso enche tão rápido.O airbag está lá para proteger, mas não deixa de ser algo agressivo.

Os airbags foram desenvolvidos para inflar e absorver o impacto do adulto na altura do peito, porém quando temos uma criança no banco da frente, o airbag é inflado diretamente em seu rosto, podendo machucar no momento de sua abertura e até causar sufocamentos.

Esse é mais um motivo para que crianças não andem no banco da frente. Contudo, a legislação permite que menores de 10 anos viajem como copilotos num caso específico: em carros que não têm banco de trás ou se a quantidade de crianças no carro com menos de dez anos for mair que a capacidade do banco traseiro (4 crianças, na maioria dos casos), a criança de maior estatura poderá se assentar no banco dianteiro, desde que utilizando sinto de segurança adequadamente.

O que fazer ?

Para evitar traumas , deve-se desligar o airbag.Devemos ter em conta que não todos os modelos e fabricantes contam com o mesmo sistema, nem seguem os mesmos passos para desativar o airbag do passageiro. Por isso, é fundamental ler o manual do fabricante onde indicará os passos que devemos seguir.

Evite na medida do possível que as crianças viajem no assento dianteiro. Se for necessário (por exemplo, se todos os assentos traseiros estão ocupados com crianças em suas cadeirinhas), devemos afastar o banco ao máximo para que fique o mais longe possível do airbag. 

Atenção !

• Nunca devemos colocar no assento do passageiro uma cadeirinha virada para trás sem desativar o airbag antes. 

• Relembre de ativar o airbag do passageiro em caso não levar uma criança neste assento com cadeirinha virada para trás e assim que sentar um adulto no mesmo. 

• As crianças maiores de 12 ou 13 anos podem ir no assento dianteiro mas sempre com o cinto de segurança bem fixado e colocando o assento o mais afastado possível. 

• A criança não deve se inclinar para frente e deve estar colocado na posição vertical contra o encosto.   

• Nunca ande de carro com a perna em cima do painel .Se a bolsa for acionada em um acidente, a perna pode dobrar para trás e ser lançada contra seu rosto.

• Objetos sobre o painel, como suportes para celular, também podem ser arremessados com violência. Por isso, nada deve ser colocado sobre a peça com a inscrição “Airbag”.

Fica a dica .

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Cassia Gomes disse:

    Amei… todo veiculo devia ter um adeaivo com esta informacao de desativar airbag qdo menores de 16 anos estivetem em bancos da frente. Amo seus post. Sds.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s