A cura para alergia a proteína do leite de vaca

As alergias alimentares ocorrem quando o sistema imunológico do corpo (mecanismo de defesa do organismo ) responde de maneira exarcebada a determinados alimentos. Nas crianças com alergia alimentar, isso pode levar a desagradáveis sinais e sintomas que às vezes podem ser fatais.

A alergia à proteína do leite de vaca (APLV), também conhecida como alergia ao leite de vaca , é uma das alergias alimentares mais comuns em bebês, e geralmente aparece antes de 1 ano de idade. 

Alergia a lactose x alergia proteína do leite de vaca

Alergia a proteína do leite de vaca é confundida com intolerância à lactose, mas elas são muito diferentes: intolerância à lactose não envolve o sistema imunológico do corpo. Os dois compartilham alguns sinais e sintomas, como problemas de estômago e intestino (como gases e diarreia). No entanto, embora a APLV geralmente ocorra em bebês com menos de 1 ano de idade, a intolerância à lactose é muito rara em crianças com menos de 5 anos de idade.

A lactose é um açúcar que existe no leite de vaca . Algumas pessoas possuem diminuição da enzima , a lactase , e por isso desenvolvem intolerância à lactose.Se você não tem a enzima para digerir a lactose , pode apresentar desconforto abdominal , com presença de gases , dor e até diarreia.Mas somente sintomas gastrointestinais, nunca de outros órgãos.

Na alergia à proteína do leite de vaca , o organismo reage a proteína do leite , não à lactose. Por isso , basta uma pequena porção ou dose de leite ou derivados para você desencadear um grande reação alérgica : tosse , manchas vermelhas na pele , falta de ar , inchaço e outros sintomas intestinais.

Desta forma, quem tem alergia ao leite de vaca , não pode tomar leite sem lactose. Um erro muito comum , mas que pode gerar muito transtorno para mães e às crianças. Por isso , o termo alergia à lactose é extremamente errado e inconveniente, pois leva pais a acreditarem que seus filhos podem fazer uso de produtos quando na verdade não podem.

A cura para alergia ao leite de vaca

Após o diagnóstico deste tipo de alergia surgem muitas questões : ” até quando ele fica sem tomar leite ?” / ” ele nunca mais vai poder tomar ?”/ ” qual a idade que eles melhoram ?”

De acordo com os especialistas , estima-se que 50% das crianças com alergia à proteína do leite desenvolvem tolerância com 1 ano de idade; cerca de 75% até os 3 anos e 90% até 6 anos de idade. Infelizmente não é possível garantir que a criança deixará de reagir um dia, mas a maioria desenvolve tolerância ao leite ao longo da vida. 

COMO FUNCIONA A IMUNOTERAPIA ORAL? 

O tratamento consiste em 12 a 15 sessões em que são oferecidas a criança doses crescentes de um extrato da proteína causadora da alergia. São realizadas consultas e exames para confirmação do diagnóstico de alergia e a partir disso, é produzido o extrato diluído do alérgenos. A concentração oferecida vai aumentando até que o paciente tolere a quantidade total.

A técnica, recentemente aperfeiçoada em hospital da Universidade de São Paulo (USP), é responsável pela cura 90% dos casos de alergia alimentar.

Atenção!

Cada criança é uma criança, tudo depende do tipo de reação que ela apresenta e da forma como seu organismo responde ao tratamento. A ansiedade pela cura existe, pois a maioria das famílias espera que a alergia da criança acabe para que eles possam viver sem restrições .Mas , apesar de parecer difícil seguir a dieta isenta dos alimentos que possuem as proteínas do leite, é possível ter qualidade de vida e conviver com essa nova rotina. Não é preciso deixar de levar a criança nas festinhas dos amigos ou a um passeio na escola.

Não faça testes caseiros em casa . Procure um alergologista.

Fica a dica .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s