O alerta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é baseado em estudos que mostram a presença de bactérias causadoras do botulismo intestinal em amostras de mel.

Pesquisas indicam que um terço dos casos de botulismo infantil ocorridos no mundo tem histórico de ingestão de mel.

A bactéria Clostridium botulinum é uma ameaça principalmente para os bebês , pois a flora intestinal (o conjunto de micróbios do intestino) ainda não está totalmente formada.O botulismo é uma intoxicação alimentar que atinge o sistema nervoso e pode causar tremores, dificuldade de deglutição, moleza no corpo e falta de apetite. Em casos mais graves, há o risco de insuficiência respiratória e de complicações neurológicas.

De acordo com o Guia Brasileiro de Vigilância Epidemiológica, a doença é responsável por 5% das mortes súbitas em crianças menores de 1 ano de idade.

Meu filho ingeriu mel. E agora?

A média de tempo entre a ingestão de mel contaminado e o início dos sintomas é de 12 a 48 horas. Se nesse período seu filho apresentar diarreia, vômitos ou dificuldade para engolir, procure seu pediatra.

Mas o mel que eu dou para o meu filho é orgânico

Mesmo assim é proibido. A bactéria pode estar presente tanto no mel natural como no industrializado.

Apesar de tudo, as crianças maiores de 1 ano podem aproveitar dos inúmeros benefício do mel, que é um produto natural. Além de ser um ótimo adoçante natural, este alimento é cheio de benefícios, capaz de impedir o crescimento de microrganismos, e assim proteger contra doenças. Conta com ação antioxidante e rico em carboidratos e açúcar, sendo uma ótima fonte de energia.

Por fim, é importante lembrar que devemos ter cuidado em relação a ingestão diária recomendada, que é de 3 a 4 colheres de sopa, e não ultrapassar essa quantidade por conta do risco de obesidade.

Fica a dica .

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s