Ácido úrico em crianças : de pressão alta a cálculo renal em crianças

É frequente uma mãe associar o quadro de “ácido úrico no sangue” quando a criança começa com uma descamação de mãos e pés . Na verdade , a grande maioria nem sabe o que isso significa e muito menos como tratar .

O ácido úrico é produzido pelo organismo e pode ter seus níveis alterados devido a maior produção ou menor eliminação do ácido .

O consumo exagerado de alimentos ricos em proteína, como carnes vermelhas, frutos do mar e peixes aumenta as chances do ácido úrico elevado, assim como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, tanto pelo aumento da produção de urato quanto pela redução da sua eliminação.

Como consequência, formam-se pequenos cristais de urato de sódio semelhantes a agulhinhas, que se depositam em vários locais do corpo, de preferência nas articulações.

Sintomas

O depósito dos cristais nas articulações, provoca surtos dolorosos de artrite aguda, dor nas juntas , especialmente nos joelhos, tornozelos, calcanhares, dedos do pé. A parte do corpo mais afetada costuma ser o dedão do pé.

Nos rins, é responsável pela formação de cálculos renais . No exame de urina I é comum a presença dos cristais de urato .

Não há alterações de pele , como a descamação , entre os sintomas . Na verdade , esse é mais um mito popular.

Diagnóstico

Feito pela dosagem no sangue .Pessoas do sexo masculino com índice maior do que 7,0 mg/dl e do sexo feminino acima de 6,0 mg/dl já devem tomar certas precauções para que a taxa da substância no organismo não aumente.

As principais medidas são: evitar alimentos ricos em purina, como bacon e outras carnes de porco, peixes e frutos do mar, vísceras (coração de galinha, rim, fígado, miolo etc.), embutidos, ovas de peixe e bebidas alcoólicas, especialmente a cerveja. O paciente também precisa beber de um e meio a dois litros de água por dia e, se estiver com sobrepeso, emagrecer.

O ácido úrico elevado pode levar a gota . Doença que acomete mais homens , é caracterizada por surtos de dores nas juntas.

Criança tem ácido úrico ?

Crianças e adolescentes com aumento de peso podem evoluir com aumento de ácido úrico e isso pode ter consequências sérias. Está relacionado ao aumento da pressão arterial e aumento do riscos de doenças cardiovasculares e da incidência de cálculo renal .

Fique atento e procure um reumatologista ou cardiologista Infantil para acompanhamento clínico .