Crianças que entram cedo na escola falam mais rápido

Mandar ou não os filhos ainda pequenos para a escola é uma das decisões mais complicadas . Por lei, a criança precisa estar matriculada na escola a partir dos 4 anos.

Mas se o meu filho for a escola mais cedo , ele será mais inteligente? Sim! Um estudo patrocinado pelo governo americano e conduzido pelo National Institute of  Health Study, por exemplo, monitorou o desempenho escolar de 1.300 crianças entre os 0 e 12 anos.De acordo com a pesquisa, as crianças que frequentaram a escola mais cedo se saíram melhor que todas as disciplinas testadas.

Mas , no Brasil não existe um consenso entre os especialistas . A orientação é de que sendo estimulada , todas as crianças têm a mesma velocidades e aprendizado . Ou seja , se bem estimulada pelos pais , avós ou cuidadores , a criança terá o mesmo desenvolvimento daquelas que entraram mais cedo na escola.

Quando ainda bebês, até por volta dos 2 anos de idade, não há necessidade ou mesmo grandes vantagens em colocar as crianças em escolinhas, desde que elas sejam amparadas por uma estrutura familiar acolhedora e atenta a seu desenvolvimento.

A necessidade de frequentar uma instituição educativa só aparece quando a criança entra na fase de socialização, a partir dos 2 anos. Nessa fase, o pequeno se sentirá mais curioso na presença dos coleguinhas, buscando a interação.

Não há ganhos diretos. O que acontece é um estímulo maior do ponto de vista de sociabilização e autonomia da criança. 

Características das crianças que entram mais cedo na escola:

1. Mais independentes : os alunos que vem da maternal são diferentes dos alunos que vem de casa aos quatros anos de idade, iniciando seus estudos na Educação Infantil. As crianças que por diversos motivos tiveram que frequentar a escola desde muito cedo, demonstram mais autonomia nos seus relacionamentos com seus pares, falam melhor, andam com mais desenvoltura, não ficam inseguros no ambiente escolar e sabem mais do que os que entraram a pouco na escola.

A mãe e o pai, não estão ali por perto e, eles já percebem o mundo ao seu redor com mais oportunidades e possibilidades. Tem que buscar o que desejam, chorar, falar, pedir … com isso eles acabam descobrindo qual a melhor maneira de conseguir o que desejam naquele momento e isso é uma possibilidade de desenvolvimento incrível.

2. Falam mais rápido: o desenvolvimento da fala ocorre muito mais rápido nas crianças que frequentam as escolas .O convívio diário das crianças é fundamental para se desenvolverem, relacionarem. O contato, o toque, a brincadeira, as discórdias entre eles, tudo, gera desenvolvimento e crescimento nas crianças.

3. São mais agressivas : o bebê que fica em período integral , tem uma tendência a ser mais agitado e nervoso . Não há uma causa definida : cansaço , afastamento por período prolongado dos pais e da casa e até problemas na própria escolinha , são as mais comuns .

4. Ficam mais doentes : a criança que está matriculada antes dos 4 anos fica muito mais doente do que as que ficam em casa , por que o sistema imunológico ainda está em amadurecimento .

Do ponto de vista médico, dois anos é a idade mínima para se pensar em expor o filho a um ambiente escolar. Uma criança saudável tem o sistema imunológico maduro, ou seja, as defesas prontas, com essa idade. As vacinas são tomadas até os seis meses, mas o corpo leva mais um ano e meio, em média, para produzir todas as respostas às doenças que elas impedem.

5. Comem melhor : Só o fato da criança ir para a escola, levantar cedo, fazer as refeições nos horários previstos e ter um dia repleto de tarefas, já ajuda muito no apetite . Ver os amiguinhos comendo frutas e lanchinhos diferentes do seu cardápio habitual também é bem estimulante .

Já aquela criança que ficar em casa, dormindo até tarde, sua rotina vira de ponta cabeça, as refeições provavelmente não serão nos horários convencionais e quando chegar a noite essa mesma criança não terá a menor vontade de dormir.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s