Crianças estão ficando surdas devido ao uso de fones de ouvido

A cada dia, um número maior de jovens estão apresentando perda de audição causada pelo uso irregular de fones de ouvido. O alerta foi feito pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia .

O uso diário de fones de ouvido para escutar música têm causado um aumento na prevalência de zumbido e diminuição da acuidade auditiva nos ouvidos em adolescentes .Uma pesquisa realizada no Brasil constatou que mais da metade dos adolescentes — 54,7% — afirmaram ter sentido zumbido ( um dos sinais de perda auditiva ) nos ouvidos nos últimos 12 meses.

Os danos provocados as células nervosas responsáveis pela audição são irreversíveis. Se a perda diagnosticada for pequena , a suspensão do uso de fones pode evitar problemas mais sérios . Se a perda for grave , a criança poderá até usar um aparelho auditivo .

Como usar o fone de ouvido

Quase todos os fones de ouvido disponíveis no mercado podem entregar volumes superiores a 110dB aos nosso ouvidos. Isso é bem superior ao nível de 85dB a partir do qual nossa audição começa a estar em risco. Na prática, considera-se seguro o volume que não exceda 50% do marcador.

A orientação é baixar o volume. Já houve uma proposta de projeto de lei no Congresso Nacional para que esses equipamentos tenham controle máximo de volume, mas ele não foi aprovado.

Se você estiver a 1 metro da pessoa e ouvir o que ela está escutando , o volume está acima do ideal .

Use modelo de fone adequado

Utilize modelos de conchas, que distribuem melhor o som e são menos prejudiciais para a audição.Os fones devem se ajustar bem ao ouvido das crianças , para permitir isolar o ruído do ambiente e escutar com clareza sem necessidade de elevar o volume do dispositivo.

Nada de usar o fone somente em uma orelha ! O aparelho sempre deve estar nas duas ao mesmo tempo .

• Controle o tempo:

O tempo de exposição ao barulho excessivo é um fator primordial no risco de se lesar a audição. Assim, podem ser necessárias 8 ou mais horas para se lesar os ouvidos com um volume de 85dB. Já para níveis de 130dB, menos de um minuto já pode ser o bastante.

A lesão auditiva causada pelo barulho tem fator genético , mas está claro que quanto maior a pressão sonora (volume), menor o tempo necessário para o início da surdez. Portanto, a segunda dica prática é: Quanto menos tempo melhor.

Limitar o tempo diário de utilização dos aparelhos de áudio pessoais a menos de uma hora por dia.

Será que meu filho está surdo ?

O exame mais comum para detectar perda auditiva é a audiometria . Realizada por um fonoaudiólogo, trata-se de um teste rápido, simples e indolor, no qual, o paciente é colocado dentro de uma cabine acústica livre de ruídos do ambiente.

Assim como muitas crianças já se habituaram ao uso de protetor solar, somente a informação continuada e repetitiva pode conscientiza-los do principal. Adultos e crianças devem entender as consequências, como a irreversibilidade de uma eventual surdez causada pela exposição sonora abusiva. O segredo é diminuir o volume!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s