YouTube kids de conteúdo pornô a palavrões : você sabia ?

Hoje, assim como os adultos, as crianças usam a tecnologia para atender à diversas necessidades, desde o aprendizado a diversão. É cada vez mais comum encontrar aplicativos infantis instalados em celulares e tablets de adultos para o proporcionar entretenimento aos pequenos e momentos de tranquilidade aos pais .

Um bom exemplo disso é o YouTube Kids: presente em quase 70% de todos os tablets e celulares no Brasil.

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países que mais assistem vídeos no YouTube.

Sua interface, simples e colorida, foi projetada especialmente para os olhinhos curiosos dos nossos filhos e traz vídeos selecionados por um sistema inteligente. Será ?

Conteúdo impróprio na forma de desenho

Uma pesquisa apontou que o Youtube Kids não é um ambiente tão seguro como se pensava: há uma série de vídeos com conteúdos controversos e/ou violentos que driblam os filtros e são erroneamente classificados como adequados para os pequenos.

Milhares de vídeos no YouTube parecem versões originais dos desenhos animados preferidos das crianças, mas contém conteúdo inapropriado. São os chamados “Falsos Desenhos”, ou “Desenhos Fake”.

Pessoas mal-intencionadas criam canais no YouTube, com indicação infantil em seus perfis, e postam vídeos que no início parecem inofensivos, mais que ao dar o play é possível ver cenas ofensivas e nada apropriadas para crianças.Esses canais se utilizam de personagens como por exemplo Peppa Pig, Frozen, Homem Aranha, Minions, para incitar a violência, mutilação, estimular a sexualidade e pornografia, praticar atitudes que colocam medo e dar mau exemplo.

Youtubers : de palavrões a estímulo ao bullying

Quem não ouviu falar da Júlia Silva ou do Felipe Neto? Os youtubers se diferenciam das celebridades tradicionais exatamente pela relação próxima que constroem com os fãs. Exatamente por essa crença de serem “gente como a gente”, podem impactar o público de uma maneira muito mais profunda, autêntica e pessoal.

São os novos formadores de opinião. Mas quais são os valores que eles estão passando para seus seguidores?

Às vezes esses influenciadores digitais podem servir de mau exemplo para crianças e jovens. Youtubers fazem de tudo para ganhar alguns likes : arrancar um dente com alicate , cortar o braço com faça quente , “cimentar” a cabeça dentro de um microondas com uma pasta de poliéster,são apenas alguns dos exemplos .

Os pequenos são apresentados a uma enxurrada de inversão de valores : o que os pais lutam para construir dentro de casa e na escola, muitas vezes, o Youtube consegue acabar em alguns minutos

Então devo proibir ?

Não.Os pais precisam estar atentos aos canais que a criança está assistindo, observando se os conteúdos estão de acordo com os princípios da família. Nunca devem deixar de acompanhar o que a criança está vendo e ouvindo na internet. É nossa obrigação.

Não há legislação sobre os vídeos do YouTube . Ao contrário da programação da televisão , o conteúdo não passa sob a análise de especialistas e não há filtro ou avisos sobre a classificação etária do produto a ser exibido.

O que fazer?

3 passos para uma navegação segura

• faça a inscrição da conta : assim você receberá alertas dos vídeos publicados e terá acesso aos vídeos assistidos ;

ensine sobre conteúdo inadequado: converse e ensine ao seu filho sobre vídeos de conteúdo impróprio ;

configure o YouTube: ative o modo restrito , para bloquear o conteúdo impróprio;

acompanhe sempre : dê uma bisbilhotada no histórico de vídeos , peça para assistir também , comente e mostre interesse nos vídeos favoritos do seu filho.

Fica a dica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s