Muitas dúvidas pairam sobre as cabeças das mães quando o assunto é febre . Bate o desespero e acaba dando a dose ou o remédio errado e a criança passa mal. O que NÃO fazer?

Devemos ter em mente que a febre não é uma doença, e sim um sintoma de que algo está acontecendo no organismo. Trata-se de um mecanismo fisiológico que tem o objetivo de combater uma infecção . Isso porque alguns agentes infecciosos, como vírus e bactérias, não sobrevivem a partir de 37º C.

Quais são os sinais da febre?

A criança febril fica com o rosto vermelho, o coração acelerado, respira mais rápido que o normal, sente frio e fica abatida. As mãos e os pés ficam frios e algumas podem ter dores de cabeça e musculares.É comum ter vômito , principalmente após a medicação .

Febre é temperatura maior do que 37,8 graus .

Qual é o melhor termômetro ?

O termômetro com mercúrio foi retirado do mercado devido a questões ambientais .As outras opções são as versões digitais, os medidores em forma de chupeta, os de ouvido e o de testa são todos bons produtos .

O melhor modelo , na minha opinião , é o termômetro com infravermelho . Rápido , preciso , não precisa encostar na criança e ainda pode medir a temperatura do ambiente e alimentos .

Devo colocar ou tirar a roupa do bebê?

Se você deixar a criança aquecida demais, com casacos e cobertas em excesso, a temperatura corporal pode aumentar e levar a quadros de convulsão , alucinação e vômitos .

O objetivo é reduzir a temperatura. Por mais que a criança reclame do frio , retire as peças de roupa e não use cobertas.

Quando há risco de uma convulsão?

A convulsão surge quando a temperatura sobe rapidamente e acontece quando a criança tem em torno de 6 meses a 6 anos. Entre as características estão o tremor e rigidez de braços e pernas. Em geral, a crise dura de 1 a 2 minutos (uma eternidade para os pais) e normalmente não traz sequelas. Ocorre por imaturidade do sistema nervoso e tem fator genético .

À criança suscetível a convulsão febril poderá ter um episódio até com 38 graus .

Quando levar ao médico?

Cuidado redobrado com bebês menores de 3 meses e, principalmente, os recém-nascidos. No primeiro pico de febre, eles devem ser levados imediatamente ao médico. Dê a medicação e leve-o ao Hospital.

Nas crianças maiores , NÃO adianta levar logo após o PRIMEIRO episódio de febre . Se a criança não apresentar sintomas de gravidade ( como vômitos , falta de ar, diarreia ) pode permanecer em observação em casa.

Os sinais de infecção de garganta ou ouvido demoram cerca de 48 horas para serem visíveis no exame físico , por isso os pais devem manter a calma e verificar o padrão da febre ( frequência , temperatura) e iniciar medicação com antitérmicos .

Quais são os sinais de perigo?

Se a criança com febre ficar muito prostrada, sonolenta demais, se estiver mancando, respirando rápido, gemente, com muita dor de cabeça ou dor abdominal prolongada, com irritabilidade intensa, choro incontrolável, manchas pelo corpo, ou se convulsionar, é preciso levá-la ao pronto-socorro imediatamente.

Dei o remédio e a febre não baixou

Intercale a medicação  .Muitas vezes, antes do intervalo recomendado entre uma dose e outra de remédio, a temperatura  começa a subir novamente. Nesse caso, você pode dar um outro tipo de medicamento. Se a criança tomou paracetamol, você pode dar ibuprofeno ou dipirona.

Sempre verifique a dose ( se está correta ou não ) , se a medicação está dentro do prazo de validade ( quanto tempo estavam geladeira?) ou se tem boa procedência ( laboratório confiável ? Medicação similar ?).

O que NÃO fazer:

não use compressa de álcool. Faça de água fria;

• não dê banho morno ou quente , pois a temperatura irá subir e a criança irá piorar;

• dê a medicação na dose correta : muitas mães dão um número menor de gotas na febre baixa e uma dose maior na febre alta . Nunca entendi o porquê!

• não ofereça mamadeira ou muito líquido após a medicação. Espere a febre abaixar e só depois de algo para beber . A febre dá sede , mas uma grande ingestão de líquido pode levar ao vômito e você perderá a medicação;

• sempre dê a medicação antes de sair de casa . Alguns pais saem desesperadamente e procuram o médico sem medicar . A febre irá subir e a criança passará mal.

não existe febre emocional : muitos pais associam casos de febre com ” vontade” de comer algo ou com ” saudades” de alguém.Acredite , é pura coincidência com alguma outra causa.

4 comentários

1. Mais se a criança por exemplo estiver com tosse ou gripado tem que dar banhos frios também, e aí a criança não vai piorar a gripe e a tosse porque as vezes dá até calafrios esta é minhas dúvidas Dra porque tenho vários netinha ainda pequenas e as vezes ficam comigo eu também tenho o termômetro digital é aquele que apita se esta com febre sempre damos banhos mornos

Curtir