Os cuidados que você deve ter com seu corpo no verão vão além de passar protetor solar para evitar queimaduras na pele.

A insolação pode ser um problema sério que pode chegar mesmo a causar desidratação grave e queimaduras de 2º ou 3º e é causada pela exposição solar excessiva. Ocorre quando o organismo não consegue controlar a temperatura corporal, e ela sobe mais do que o normal.

Habitualmente, o organismo é resfriado por meio da transpiração; contudo, em algumas situações, apenas a transpiração não é suficiente. Nessas situações, a temperatura corporal de um indivíduo pode elevar-se com rapidez, podendo danificar o cérebro e outros órgãos vitais.

Criança sozinha dentro do carro não!

Infelizmente , mesmo os grandes pais podem chegar a esquecer da criança no banco de trás. Alguns dos fatores que podem influenciar são as mudanças bruscas na rotina , uso de celulares , stress e a correria do dia dia.

Uma criança trancada no carro pode evoluir com quadro de insolação e morte . Após 10 minutos no sol , a temperatura interna chega a subir 10 graus . Se considerarmos uma temperatura externa de 27°C, dentro de uma veículo pode chegar até temperaturas de 40°C!

Conforme a temperatura corporal aumenta para acima de 40°C, podem ocorrer alucinações, convulsões, coma e até a morte. A criança pode se apresentar agitada, confusa, a sua pele está quente e bem vermelha, porém sem suor, e o coração está acelerado.

Numa situação de insolação a criança aumenta a sua temperatura 3 a 5 vezes mais rápido que o adulto. A partir dos 40°C o funcionamento das células está prejudicado e os órgãos podem entrar em colapso.

Mas é rapidinho , só vou ali e volto …

Como o ar quente dentro do carro entra e não sai, a temperatura sobe rapidamente. Além disso, os objetos dentro do carro, como banco, volante e a cadeirinha infantil, absorvem o calor, auxiliam na elevação da temperatura interna do carro.

Sintomas

Apesar dos sintomas de insolação serem mais frequentes na praia ou na piscina, a insolação também pode acontecer quando se está andando pelas ruas, sob o sol quente, especialmente durante o verão .

Fique bem atento ao surgimento dos sintomas , principalmente em crianças :

• Dor de cabeça forte;

• Sensação de queimação na pele e pele vermelha;

• Tontura ou má disposição.

• Vômitos e diarreia.

O que fazer

Caso apresente alguns dos sintomas de insolação, é recomendado:

• Abrigar-se do sol em algum lugar fresco e arejado . Retire as roupas da criança ;

• Ofereça líquidos para hidratar, como água ou sucos de fruta;

• Tomar banho com água pouco fria ou aplicar compressas sobre a pele para ajudar a refrescar o corpo.

Porém, se os sintomas não melhorarem após alguns minutos e se continuar com tonturas ou dor de cabeça forte, a criança deve ser encaminhada ao hospital.

Como prevenir?

• Nunca deixe a criança sozinha dentro do carro, mesmo com o vidro levemente aberto

• Coloque algo que você vá precisar logo que sair , como uma bolsa , no banco de trás, onde a criança está sentada. Isso previne que a criança seja esquecida no banco de trás do carro, caso esteja dormindo.

• Deixe sempre o carro e o porta-malas do veículo trancados . Deixe a chave e os controles automáticos do carro longe do alcance das crianças. Muitas crianças podem “brincar” de entrar no carro e correm o risco de ficarem presas.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s