Há cerca de 8 anos , enquanto passava visita na enfermaria do hospital , fui chamada por uma mãe , desesperada porque a sua filha não parava de vomitar . Estava sendo acompanhada por um colega , também pediatra , e apresentava febre e vômitos , com queda do estado geral .

A criança estava desidratada , apática , com vômitos e sem diarréia. Comecei a acompanhar o caso e em menos de 4 horas a levei para UTI e em menos de 8 horas ela estava sedada e em ventilação mecânica .

Era um caso de dengue hemorrágica .

Os sangramentos começaram : primeiro nos vômitos e nariz e depois nos pulmões . Não tinha o que ser feito : não tem antibiótico, não tem soro , não tem nenhum remédio para tratar. Você administra soro , bolsa de sangue , plaquetas … mas não há cura .

É muito triste para o médico transmitir aos pais que a sua filha vai morrer . Mas não há como evitar . Quem me conhece , sabe : não sou de rodeios .

Por isso , quando vejo tantos casos de dengue , tenho a certeza de que os pais não sabem o que é ter o filho morto por esta doença . De tão frequente , se tornou banal . Afinal , a tia , a vizinha , o colega , todo mundo já pegou dengue .

Entendam : não há cura , não há tratamento e não há vacina . Só existe a prevenção .

A dengue hemorrágica é a forma grave da dengue, transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Ela acontece em 5% dos casos de dengue, e é mais comum nas pessoas que pegam dengue pela segunda vez.

Além dos sintomas da dengue clássica (forma simples da doença), a dengue hemorrágica pode se manifestar com sangramentos espontâneos (pela gengiva, nariz, urina e fezes), dor abdominal intensa (que pode ser sinal de sangramento interno dentro da barriga), perda de líquido da circulação sanguínea e consequente mau funcionamento dos órgãos.

Sinais de complicação da dengue

Os principais sinais de complicações da dengue em crianças aparecem entre o 3° e o 7° dia da doença, quando a febre passa. Esse sinais são:

• Vômitos frequentes;

• Dor abdominal intensa, que não passa;

• Barriga inchada;

• Dificuldade para respirar;

• Sonolência;

• Irritabilidade;

• Temperatura menor que 35°C.

Em geral, a dengue em crianças agrava rapidamente e o aparecimento desses sinais é um alerta para o início da forma grave da doença. Assim, o pediatra deve ser procurado logo que os primeiros sintomas apareçam, para que a doença seja identificada antes de passar para a forma grave.

Não subestime a doença . Olhe em todos os cartazes, a mensagem é clara . Dengue mata e a única forma de evitar é a prevenção .