Quando uma mancha de pele pode indicar doença grave

Desde o tempo dos nossos avôs algumas tradições foram mantidas, histórias e mitos vieram passando de geração em geração. E um dos mitos que é conservado até hoje é sobre marcas de nascença e o porquê aparece.

Quem nunca escutou a frase : ” mulher grávida que ficou com desejo , o bebê nasce com mancha”?

Cerca de 80% das pessoas nasce com algum tipo de mancha. As manchas ou sinais podem variar em relação a características como o tamanho, a cor ou o formato. Podem aparecer indistintamente em qualquer parte do corpo, e também podem ser classificadas em relação ao seu aspecto e tonalidade.

Tipos de mancha

• hemangioma : Ocorrem em 70% dos bebês ,devido a um crescimento exagerado das células que envolvem os vasos sanguíneos , podem estar presentes já ao nascimento ou se desenvolver quando a criança tem algumas semanas ou meses.

Eles são cinco vezes mais frequentes em meninas do que em meninos.Os hemangiomas tendem a crescer principalmente durante o primeiro ano de vida e, após este rápido crescimento, vão regredindo gradativamente, até desaparecerem.

Aos 10 anos de idade , 90% das crianças já não possuíam a marca.Por isso o tratamento para os hemangiomas na maioria das vezes é somente a observação ,já que eles regridem com o tempo.

Caso o hemangioma esteja em um local que possa causar dificuldade para a criança enxergar, respirar, ouvir ou comer, pode ser necessário o tratamento , através do uso de laser ou cirurgia combinados.

mancha café com leite : São manchas de cor marrom claro, lembrando mesmo a cor de café com leite. Aproximadamente 10 % dos bebês têm uma e ela não desaparece.

Atenção !

Se o bebê tiver mais que seis manchas, maiores que 0,5 cm, mencione-as ao médico, porque pode ser um sintoma de uma doença hereditária chamada neurofibromatose.

A neurofibromatose, também conhecida como Doença de Von Recklinghausen, é uma doença hereditária que se manifesta por volta dos 15 anos . Se caracteriza pelo aparecimento de tumores benignos múltiplos do sistema nervoso e na pele.

Sua evolução é progressiva e imprevisível.Não é uma doença rara, e tem sido descrita em indivíduos de todas as raças, com ligeira predileção pelo sexo masculino.Acomete pele , ossos e até o sistema neurológico e necessita de acompanhamento multiprofissional.

mancha Mongólica : São manchas cinza-azuladas, presentes ao nascimento, com bordas irregulares e que se localizam principalmente na região do bumbum do bebê. Seu tamanho pode variar de pequenas até muito grandes e tendem a durar alguns anos, até desaparecer. São decorrentes de um acúmulo de melanócitos, ou seja, células de pigmentação. Não é necessário se fazer nada, pois elas sumirão mais cedo ou mais tarde.

Esta mancha pode ficar localizada no bumbum, lombar, ombros, costas ou outras partes do corpo do bebê. A textura da mancha mongólica é igual ao restante da pele do bebê e ela costuma ter entre 2 e 8 centímetros de largura.

Por ser semelhante ao roxo que ficamos quando sofremos algum tipo de lesão, por isso é comum que os pais achem que o pequeno sofreu algum tipo de machucado durante o parto ou no hospital ao se depararem com a mancha.

Dá para tirar a mancha do meu bebê?

Depende do caso. Algumas situações (como um hemangioma que interfere no olho) podem exigir a remoção cirúrgica. Mas, se a mancha for esteticamente aceitável e não causar problemas físicos, o médico provavelmente vai sugerir que não se mexa nela.

É preciso levar em conta que a maioria dessas manchas vai ter sumido quando a criança for maior. Há especialistas, porém, que defendem que se trate as manchas logo, já que não se sabe ao certo se elas vão mesmo embora sozinhas.

Portanto o ideal é se informar sobre o tipo de mancha específica do seu filho e procurar opiniões de dermatologistas.Além da cirurgia, há tratamentos a laser e a administração de medicamentos específicos ou pomadas de uso tópico.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Muito bom! Super informativo! Temos texto novo, passa lá para ver 😉

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s