Gastrite em criança pode ser provocada por bactérias dos talheres dos pais

Gastrite é o nome dado à inflamação da mucosa gástrica, camada de tecido que reveste a parede do estômago, protegendo-o contra a excessiva acidez. A gastrite pode ser aguda, quando a inflamação surge subitamente, ou crônica, quando a inflamação vai se estabelecendo lentamente, podendo a mucosa permanecer inflamada por meses ou até anos.

Doença ligada, costumeiramente, à vida adulta, a gastrite tem, cada vez mais, atingido as crianças .

De forma geral, podemos dizer que os sintomas da gastrite mais comuns:

• Azia

• Queimação de estômago ou má digestão

• Dor constante na parte superior do abdome

Os sintomas poderão ser observados após a ingestão de alimentos a qualquer hora do dia.Nem sempre as crianças são capazes de explicar o que sentem, por isso, os pais ou responsáveis devem estar atentos a queixas de dores abdominais, enjoo, ocorrência de vômito, perda de apetite e emagrecimento.

O diagnóstico é clínico , ou seja , pela história e análise do pediatra . Exames como a endoscopia são realizados somente em alguns casos .

Principais causas de gastrite na infância

• alimentação : muitas crianças estão se alimentando em horários irregulares e seguem uma dieta rica em gorduras e condimentos, fast-food, sucos artificiais e refrigerantes. Os piores vilões são o catchup e o refrigerante , pois agridem a parede do estômago .

• stress: hoje em dia, as crianças têm uma rotina cheia de atividades e praticam esportes competitivos desde muito cedo. Tudo isso pode gerar ansiedade e estresse e levar a uma gastrite, principalmente se o indivíduo tiver predisposição à doença.

Criança precisa de lazer e de algumas horas de puro ócio !

• medicação : anti-inflamatórios e antibióticos . O uso excessivo desses medicamentos prejudica a produção de uma substância que ajuda na proteção do revestimento do estômago.

alergia : os processos alérgicos também estão ligados às causas de gastrite e esofagite. A intolerância a algum tipo de comida pode desencadear uma sensibilidade no estômago, provocando maior propensão a contrair infecções.

infecção : a bactéria Helicobacter pilory está associada a casos de gastrite , em adultos e crianças , e em alguns casos persistentes , pode ser necessário erradica-la . A contaminação desta bactéria pode ocorrer pelo uso de talheres comum entre pais e filhos ( usar a colher do pai na boca da criança , por exemplo) .

Beijar o bebê nos lábios ou dividir talheres com eles também é uma forma de expor a criança às doenças para as quais seu sistema imunológico não está preparado para enfrentar .

Tratamento com remédio ?

Grande parte das crianças não necessita de medicação , mas sim de uma mudança dos hábitos alimentares . Se necessário , os remédios mais comuns são a ranitidina e o omeprazol .

Não use sal de frutas ou leite de magnésio , pois podem mascarar os sintomas e levar a piora do quadro clínico.

Os médicos só prescrevem o tratamento para H. pylori quando infecções evoluem para uma úlcera real.Uma combinação de antibióticos pode ser prescrita para matar as bactérias , geralmente em combinação com medicamentos para gastrite.

Infecção por H. pylori aumenta o risco de desenvolver câncer de estômago mais tarde na vida.

Fica a dica.