Seu pediatra te orientou sobre BLW ?

O método Baby-Led Weaning consiste na introdução dos alimentos para os bebês , não na forma de papinha , mas em pedaços grandes para serem levados a boca pelas próprias crianças . A expressão em inglês pode parecer complicada, mas é até provável que você já tenha praticado algo parecido com seu filho.

A ideia principal é deixar que eles se sentem à mesa e participem das refeições familiares .Os pais colocam os alimentos cortados ao alcance e eles escolhem quando e como levar os pedaços à boca.

No início, é esperado que seu filho mais brinque com os alimentos do que coma. E tudo bem! Não se preocupe nem insista. Jamais o obrigue a comer, com prêmios, elogios, promessas ou distrações, muito menos com gritos, castigos ou ameaças.

O principal mandamento do BLW é justamente de que não se deve apressar o bebê. Deixe que ele leve o tempo necessário para terminar de comer. Para evitar o estresse, escolha uma hora em que não esteja irritado ou com muita fome.

Mas ele só brinca e não come nada !

O método estimula a autonomia desde cedo, já que permite escolher o que, quando e quanto se come. Os bebês que se alimentam sozinhos têm menos risco de se tornarem obesos no futuro, em comparação com os que recebemas papinhas. A explicação? Eles desenvolvem mais cedo a capacidade de regular o próprio apetite e possuem uma alimentação mais rica em frutas e verduras .

Sem contar que ganham a chance de praticar a coordenação motora e as habilidades sociais, ao participar das refeições em família .

Mas cuidado com o peso

Especialistas fizeram uma comparação de peso entre os bebês alimentados pelo método BLW e com as papinhas tradicionais e observaram que alguns bebês podem evoluir com baixo ganho ponderal quando alimentado exclusivamente pelo novo método .Por isso o Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) emitiu um parecer , solicitando a alimentação mista , ou seja , mesclando a dois métodos.

O bebê não engasga com pedaços tão grandes?

Sim. Mas o engasgo pode ocorrer até com as papinhas . Por isso , enquanto a criança se alimenta , os pais devem estar atentos .

O mais frequente é o chamado gag reflex, um reflexo frequente quando a criança coloca na boca um pedaço muito grande e não consegue engolir : os olhos enchem de lágrimas por alguns instantes , mas ele mesmo consegue desengasgar rapidamente.

Para evitar situações de aperto, é importante que os pais não tentem ajudar a criança a comer, segurando o alimento em sua boca.Para a segurança do bebê ele nunca deve ser deixado sozinho se alimentando, nem recostado, deitado, nem distraído enquanto estiver brincando, andando ou vendo televisão. Toda atenção do bebê deve estar focada nos alimentos que ele pode segurar com as mãos para comer sozinho.

Como fazer ?

Uma boa forma de começar a usar o método é ao invés de colocar os alimentos num prato, deixar em cima do tabuleiro que vem nas cadeirinhas de bebê. Assim, os alimentos parecem mais vistosos e chamam mais atenção da criança.

Comece com alimentos grandes ( brócolis e pepino , por exemplo ) e só use uvas , tomates cereja quando a criança tiver o movimento de pinça , com imploraste e indicador .

• Frutas com semente, podem ser oferecidas, mas as sementes devem ser retiradas.

• Frutas pequenas , corte na longitudinal .

• A laranja deve ser cortada em 4 pedaços, quando perceber que seu bebê já possui uma maior habilidade em manipular os alimentos, já se pode oferecer cortada ao meio.

• Manga , ameixa podem ser cortados em cubinhos , mantendo a casca , como na foto :
•Os vegetais devem ser oferecidos na forma de palito em pedaços grandes para que a criança possa pegar e explorar o alimento. Os vegetais devem ser cozidos no vapor e de forma que fiquem bem macios.

• As proteínas (carne, frango e peixe SEM ESPINHAS) podem e devem ser oferecidos, sempre em pedaços maiores. Inicialmente eles vão chupar para tirar o caldinho e cuspir, e isso é super normal. Depois eles começam a engolir.

Fica a dica !

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s