Filho único é egoísta e mimado

Muito se fala sobre as vantagens de ter irmãos para o desenvolvimento das crianças, mas a ciência tem provado que ser filho único também tem seus benefícios.

Certamente os irmãos são um grande presente, mas os pais e as mães atualmente assumem muitos papéis e não conseguem dedicar muito tempo aos filhos. A maioria precisa trabalhar e isso faz com que tenham uma parte restrita do seu tempo para a criança.

O impacto econômico também reflete no tamanho da família . Muitos pais acreditam que podem oferecer mais – educação , saúde e vestuário – se tiverem apenas um filho.

Embora tenham uma reputação de egoístas e mimados , não precisam ser assim. Se tiverem uma boa educação, terão uma condição privilegiada para amadurecer e crescer de forma saudável.

Características do filho único

São mais felizes

Os filhos únicos recebem mais atenção dos seu pais. Eles não precisam dividir o seu tempo e as suas preocupações entre vários filhos e, portanto, realizam melhor o seu trabalho. Essa atenção especial transmite uma maior autoestima e autoconfiança para as crianças.

Tem notas melhores

Elas se desenvolvem intelectualmente, desenvolvem a fala e o pensamento mais rápido do que as outras crianças. Como convivem basicamente com adultos nos seus primeiros anos, adotam o comportamento dos pais.

Quase sempre são crianças mais metódicas e responsáveis. Como não convivem com outras crianças, se espelham nos pais. Normalmente são crianças aplicadas e suas coisas estão sempre bem organizadas.

São mais independentes

Eles sabem como se adaptar à solidão e desenvolvem passatempos que exigem um trabalho intelectual. As crianças são mais independentes e se conhecem melhor. Frequentemente, os filhos únicos desenvolvem interesse pela leitura, pintura ou outras atividades que possam ser realizadas isoladamente.

O capricho, a geniosidade e o egoísmo podem aparecer tanto em uma criança que é filha única ou que tenha irmãos. Esse perigo é maior nos filhos únicos porque os pais não têm com quem dividir os excessos. Tudo é para uma única criança. E é esse excesso que prejudica.

São mais egoístas?

O filho único é geralmente mais egocêntrico. Às vezes, é difícil compreender que cada um tem a sua vez em um jogo e que nem tudo o que ele faz será aplaudido pelos adultos. Por essa razão, pode ser difícil se adaptar às atividades em grupos.

Mas que fique claro: não é regra que todo filho único vai ser chato, mimado e egocêntrico !Depende sobretudo da educação dos pais.

Amadurecem mais rápido

Eles amadurecem rapidamente e isso pode ser negativo, porque reduz a sua espontaneidade . É difícil para eles permitirem-se “fazer coisas tolas” .

Os filhos únicos podem se tornar reservados, distantes e inábeis para resolver conflitos com os outros, porque não têm com quem compartilhar as suas experiências em casa. Eles podem ter muita confiança nos seus pais, mas isto não substitui a cumplicidade ou a proximidade de um irmão.

Nem todos são iguais

Calma ! Eu sei que você dirá que o seu filho não é assim e não se pode generalizar . Tanto os filhos únicos como aqueles que têm irmãos  crescerão de uma forma saudável se tiverem bons pais e uma boa educação .

Os mitos de que o filho sem irmãos é um ser solitário, mimado e antissocial ainda são bem presentes . Entretanto, pais e especialistas desmistificam: essa personalidade não é regra, e depende dos ensinamentos que a criança vai receber em sua criação.

Existem crianças mimadas em famílias grandes, e crianças muito sociáveis sendo filhos únicos. O que vai depender sempre é a atitude dos pais, o que inclui em não realizar todos os seus desejos, para que aprender que as coisas precisam ser conquistadas.

Não pode colocar o filho numa bolha. Tem que passar por frustrações, fazer as coisas por si só. Ter rotina dentro de casa, ser responsável com as suas coisas de acordo com a idade. Os pais têm que promover a autonomia levando para brincar com outras crianças, não só viver no meio de adultos, entre os membros da família.

Todo filho é único. E os filhos únicos são como todo filho.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. DJENANE ANJOS disse:

    Boa noite, estou gostanto muito das dicas desse blog e posto essas dicas no facebook e as pessoas que me seguem estão curtindo. Desejo que Deus continue abençoando você e sua equipe nesse trabalho maravilhoso.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s