Diferenças entre a vacina do posto de saúde e da clínica particular

O Programa Nacional de Imunizações, promovido pelo Ministério da Saúde, é considerado um dos melhores do mundo. As vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são gratuitas e estão disponíveis para todos .

As clínicas privadas, por outro lado, oferecem algumas vacinas que não são disponibilizadas pelo SUS, mas que também são aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e fica a critério dos pais decidir entre posto ou na clínica. Como escolher ?

Por que as vacinas são diferentes : SUS e particular?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), questões de custo e de capacidade de produção dos laboratórios não permitem que o governo disponibilize todas as vacinas para toda a população. Sendo assim, o Ministério da Saúde estabelece prioridades, com foco nas doenças que mais acometem a população e nas faixas etárias com maior risco de adoecer e apresentar complicações.

Vacinas penta ou hexavalente ?

O calendário da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) indica que os bebês aos dois, quatro e seis meses de idade sejam imunizados contra seis doenças: difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, hepatite B e Haemophilus influenzae do tipo b .

No caso do SUS, os usuários recebem a pentavalente + hepatite B e, na rede privada, já é oferecida a hexavalente. São basicamente duas diferenças:

– A diferença não se limita a proteção , mas quanto ao número de picadas : na particular toma somente 1 ( hexavalente ) e no posto toma a pentavalente + vacina hepatite B

– A vacina do SUS é feita com partes inteiras das bactérias e dos vírus, já a oferecida pela rede privada a vacina é acelular. A eficácia e segurança são similares, mas os efeitos adversos são menos frequentes e intensos quando se usa a acelular.

Vacina Rotavírus

São duas doses para proteger o seu filho dos quadros de diarréia e vômitos provocados por esta doença . Assim como na gripe , a doença pode ser causada por uma variedade de tipos vírus .

Pelo SUS a vacina protege contra 1 tipo de vírus ( o mais comum ) e na clínica a proteção é contra 5 tipos de vírus .

São vacinas diferentes. Mas a que oferecemos pelo SUS protege contra o tipo de vírus mais prevalente no país.A vacina monovalente acaba fazendo uma proteção cruzada contra outros sorotipos em cada dose. Claro que ela tem uma eficácia menor do que a pentavalente, que é mais completa. Mas ambas são boas.

Vacina da meningite

Meningocócica C e ACWY

A principal diferença entre as duas vacinas é que a oferecida pelo SUS contém proteção somente contra a bactéria Neisseria meningitidis do grupo C. Já a “meningocócica conjugada ACWY” é quadrivalente e também oferece proteção contra os meningococos dos grupos A, W e Y , mais completa .

Meningite B

Oferecida apenas em clínicas particulares. Recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), protege contra a meningite bacteriana causada pelo meningococo b.

Vacina pneumocócica

Protege contra pneumonia, meningite e otite média aguda. A conjugada (VPC 10), da rede pública, protege contra 10 subtipos de pneumococos. Já a vacina pneumocócica conjugada (VPC 13), da rede privada, irá proteger contra 13 subtipos.

Qual eu devo dar?

Cabe à família avaliar cada necessidade junto ao pediatra. Deve-se buscar na rede privada aquilo que não está no SUS.

Pode dar uma no posto e outra na clínica ?

Não . Como as vacinas são diferentes , acelulares e com tipos de vírus diferentes , não é recomendado intercalar a vacina do posto com a da clínica particular .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s