Dieta para a mãe que amamenta

Muitas mães têm dúvidas quanto ao tipo de alimento que podem consumir na fase da amamentação : O que pode ser consumido para aumentar o leite ? / Quais alimentos são mais cólica no bebê ? / Como posso emagrecer mais rapidamente?

Assim como durante a gestação, a dieta da mãe continua sendo importante para o desenvolvimento do bebê. Uma alimentação rica em nutrientes e a ingestão de água, ajuda a garantir sucesso na amamentação e na saúde do seu filho.

O processo de amamentação gasta de 500 a 700 calorias por dia. Para repor toda essa energia, a mãe deverá se alimentar cerca de seis vezes ao dia, contando com as três refeições principais e mais três lanches simples para que a ingestão de calorias possa ser feita a cada três horas.

Fazer dieta durante este período poderá prejudicar a produção de leite. Cortar proteínas e carboidratos – ou diminuir bastante sua ingestão – pode levar o bebê a carências nutricionais até um baixo ganho de peso .

Outro aspecto importante da amamentação é que ela demanda muito líquido. Então, se você já tomava cerca de dois litros de água por dia, dobre a quantidade.

O que comer ?

Embora nenhum alimento por si só tenha a capacidade de aumentar a produção de leite materno, há produtos que são benéficos para a saúde da mãe, o que interfere também na qualidade do leite e no desenvolvimento da criança.

Cereais integrais, sementes, frutas e verduras estão no topo da lista, junto com boas fontes de proteína, cálcio, ferro. Alimentos ricos em gorduras saturadas, como frituras, manteiga e carnes gordas, devem dar lugar àqueles que contêm gorduras boas, como o abacate.

Entre os alimentos que não podem faltar na dieta da lactante estão salmão, azeite, castanhas, arroz integral, linhaça, peito de frango, abacate, água de coco e banana..

O que não comer ?

Muitas mães são massacradas durante a amamentação, pois não podem comer o que quiserem, não podem tomar o cafezinho que tanto gostam, ou uma taça de vinho ocasionalmente com medo de provocar cólicas ou afetar o ganho de peso do bebê. Seguindo a dieta das palpiteiras , você pode acabar consumindo só arroz branco e ainda ser julgada !

A palavra chave é equilíbrio. Se limitarmos uma mãe lactante de comer ou beber coisas que ela gosta, realmente amamentar pode se tornar algo muito frustrante. A amamentação é para ser algo leve, gostoso e não uma obrigação.

Existem alguns alimentos que costumam dar mais gases e cólicas . Se você sabe que determinado alimento é indigesto para você ou para o bebê, reduza a quantidade. Não precisa suspender completamente, a não ser que seja alergia alimentar ( como a alergia proteína do leite de vaca ).

Desmitificando a dieta de quem amamenta

Quem amamenta tem tomar muito leite ?

Mito. O leite de vaca ( e a canjica) não aumenta a produção de leite na mãe. Em alguns casos , o excesso de leite e derivados pode levar ao aumento na frequência de cólicas nos bebês . Portanto , consuma com moderação.

Água inglesa aumenta o leite? E cerveja preta?

Mito. A água inglesa é uma medicação fitoterápica para aumentar o apetite, mas tem cerca de 15% de álcool na composição.

Água inglesa e cerveja preta não aumentam a produção de leite. O álcool que a mãe ingere passa para o leite e deixa o bebê mais calmo , transmitindo a sensação de que ele está saciado , quando na verdade ele ficou alcoolizado .

Beber refrigerante dá cólica?

Depende . Bebidas gasosas a base de cafeina , chá preto , café e chocolate podem deixar seu bebê mais agitado devido a presença de cafeina . Não provocam cólicas , mas podem deixar muita mãe acordada !

A cafeina é a única substância que o Ministério da saúde pede cautela durante a amamentação , por afetar o padrão de sono da criança.

Fica a dica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s