Remédio para apetite pode ter efeitos colaterais

“Meu filho não come ” – Essa é uma das queixas mais ouvidas pelos pediatras de todos os tempos.Preocupados com a alimentação dos filhos, muitos pais têm visto nos estimulantes de apetite uma forma rápida e acessível de fazer com que ganhem peso, sem precisar travar uma batalha toda vez que se sentam à mesa.

A diminuição no apetite das crianças é comum , principalmente aos 2 anos de idade, onde ela está mais seletiva. Durante essa fase ela negará alguns alimentos que antes aceitava tão bem , pois o seu paladar está mais aguçado. A criança sabe o que deseja comer , procurando por alimentos mais saborosos e pelas guloseimas .

Outro motivo que pode ocasionar a falta de apetite em crianças é quando estão doentes ou na erupção dentária . Criança doente não tem apetite e isso não é exclusividade delas . É uma defesa do organismo e forçar a alimentação não trará nenhum resultado , com ou sem uso de vitaminas .

Utilizar um forma rápida para aumentar a ingestão de alimentos parece tentador , mas será segura e necessária ?

O que são os estimulantes de apetite?

São os populares remédios para engordar. Existe uma variedade deles no mercado e cada um tem sua particularidade.Sua função é a de aumentar o apetite e, dessa forma, no ganho de peso. Os fortificantes são, em sua maioria, compostos por vitaminas como as do complexo B (B1, B2, B3, B6 e B12), minerais como ferro, cálcio e fósforo e, alguns com aminoácidos (arginina, glutamina, lisina, triptofano).

Os estimulantes de apetites não são substâncias inocentes e podem, sim, provocar efeitos colaterais perigosos se ingeridos sem necessidade.

Podem ter efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns são sonolência, distúrbios do humor e a perda da capacidade de concentração que, por sua vez, podem levar ao mau desempenho escolar ou no ambiente de trabalho.

A ingestão frequente e sem cuidado pode sobrecarregar órgãos como o fígado . É por isso que não é raro crianças apresentarem intoxicação pelo consumo de estimulantes de apetite. Portanto, deve-se sempre consultar um médico antes do uso!

Como estimular o apetite sem utilizar esses medicamentos?

• Dê o exemplo. Forçar não resolve! Estabeleça horários e insista juntamente com seu próprio exemplo;

• Não faça o que a criança quer comer e sim o que ela precisa .As refeições devem incluir verduras e as crianças devem ser estimuladas diariamente a provar novos alimentos ;

• Convide-as a participar do preparo. Acompanhar todo o processo aumenta a curiosidade e interesse pelos diversos alimentos;

• Reduza o número de mamadeiras , principalmente antes das refeições ;

• Ofereça pratos visualmente atrativos: colorido, desenhos com os alimentos, tendo sempre frutas, legumes e verduras em casa, mesmo as que eles digam que não gostam;

• Atividade física é uma ótima forma de aumentar o apetite ;

• Evite comer na frente da televisão ou computador e não ofereça nem permita beliscar antes das refeições.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s