Andador : um perigo (des) necessário?

O andador continua a ser muito popular apesar das recomendações dos pediatras : é utilizado por cerca de 60 a 90% dos lactentes entre seis e quinze meses de idade. Os motivos alegados pelos pais para colocarem seus bebês em andadores incluem: eles dão mais segurança às crianças (evitando quedas), independência (pela maior mobilidade), promovem o desenvolvimento (auxiliando no treinamento da marcha), o exercício físico , e deixam os bebês distraídos ficando mais fácil de cuidar.

Entretanto, nos últimos tempos a literatura científica tem colocado por terra todas estas teses. A idéia de que o andador é seguro é a mais errada delas. Segundo os especialistas, devido ao alto índice de quedas e traumas de crânio , o andador é considerado o produto infantil mais perigoso.

Por que não usar ?

Uma das alegações da Sociedade Brasileira de Pediatria para posicionar-se de forma contrária ao uso dos andadores é de que eles não são objetos seguros, pois facilitariam o acesso a fogões, escadas, piscinas e produtos de limpeza, além de proporcionar, em razão das rodinhas, que os bebês caminhem em uma velocidade rápida demais para a idade, aumentando o risco de quedas e traumas.

Pelo fato de os ossos de uma criança terem uma espessura menor em relação aos de um adulto, o risco de fraturas e traumatismos cranianos com maior gravidade é muito grande.

Os andadores proporcionam uma independência para quem ainda não tem maturidade para isso.

Outro ponto é de que eles atrasam o desenvolvimento da marcha infantil, fazendo com que as crianças levem mais tempo para caminhar de forma independente.

Isto ocorre porque os aparelhos fazem com que elas andem com as pernas flexionadas, alterando o funcionamento normal da estrutura muscular e provocando um encurtamento de tendões dos membros inferiores.

A criança que usa o andador geralmente possui uma marcha alterada , pisando com a ponta dos pés e com alteração da curvatura das pernas.

No Brasil a venda não é proibida . O alerta vêm da Sociedade Brasileira de Pediatria , que contra indica com veemência o uso .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s