Antibiótico faz mal as crianças ?

Os antibióticos revolucionaram a medicina, mas não estão isentos de riscos. Pesquisas recentes demonstram que o uso dos medicamentos no início da vida pode resultar em problemas de saúde a longo prazo.

As opiniões das mães sobre o uso do antibiótico são muito variadas : algumas odeiam ou tem medo , enquanto outras acham que é um santo remédio e no primeiro sinal de doença já apelam para o antibiótico. Afinal, ele é bom ou ruim?

1. Antibiótico faz mal para os dentes?

Não . Isso ocorria no passado por conta de um tipo específico substância, a tetraciclina, que manchava e alterava a cor dos dentes. Hoje não há mais esse risco e as tetraciclinas não são mais prescritas para uso infantil.

O que pode prejudicar os dentes, entretanto, é a falta de higiene após a ingestão de xaropes açucarados.

2. Quantas vezes por ano a criança pode tomar antibiótico?

Não há um número limite. O que é preciso é que um médico avalie sempre os sintomas e a criança para identificar o problema. Na infância é muito comum as infecções virais, que têm sintomas bastante parecidos, como febre e problemas respiratórios, e o antibiótico não funciona no caso de viroses, só quando a infecção é por bactérias.

Dessa forma, eles podem ser usados quantas vezes forem preciso – e essa avaliação só o pediatra pode fazer.

3. Existem outras formas de tratar determinadas doenças sem o antibiótico?

Depende.As infecções bacterianas precisam de antibióticos. Não há outra forma de tratamento . Já as infecções virais , as chamadas viroses , não precisam de medicação .

4. É preciso, mesmo, ter tanto medo de oferecer antibiótico às crianças?

Não. O risco que se corre é dar antibiótico para resolver algo para o qual ele não funciona , como mas viroses .Como qualquer outro medicamento, tomar por conta própria oferece dois riscos: o de fazer mal e o de não adiantar nada.

5. É possível que a criança fique resistente ao antibiótico?

Sim. Isso acontece apenas quando o remédio não é usado corretamente. Muitas bactérias que existem no nosso meio são capazes de se adaptar e de resistir aos antibióticos . Isso ocorre pelo mau uso dos remédios : por dosagem errada ou ser interrompido antes da hora.

6.Antibiótico pode dar diarreia?

Sim.Quando tomamos antibióticos é natural que algumas bactérias normais da flora morram, causando um desequilíbrio e levando à diarreia. Avise sempre seu médico se isso acontecer.

7. Pode deixar a criança mais doente ?

Sim. O uso indiscriminado e frequente reduz a flora intestinal , que é responsável por grande parte da nossa imunidade. Por isso é fundamental descobrir o motivo das infecções de repetição e evitar ao máximo o uso deste tipo de remédio .

8. Febre alta tem indicação de antibiótico ?

Não. O argumento de que a febre está muito alta, acima de 39ºC, também não justifica a prescrição de antibióticos. Podemos encontrar crianças com 39, 40 ºC de febre causada por um simples resfriado e não é raro termos crianças com 37,5 ºC que estão com meningite. Portanto, a intensidade da febre não indica necessariamente a gravidade do problema. Febre indica apenas que o organismo está reagindo a alguma coisa, o que pode ser um bom sinal.

9. Catarro ficou amarelo , tá na hora de tomar algo mais forte ?

Não. Mais uma vez esse conceito é errado e antigo. Hoje sabemos que um simples resfriado pode apresentar catarro amarelo-esverdeado e não necessariamente indica a necessidade de prescrição de antibiótico. Nos Estados Unidos, a Academia Americana de Pediatria recomenda aos pediatras que só se preocupem com o catarro se ele persistir por mais de 10 a 15 dias, sem tendência de melhora.

Por todas essas razões, as pessoas só devem tomar antibióticos com prescrição médica e seguir à risca os horários, as doses e o tempo de tratamento. O uso incorreto do medicamento deixa o organismo menos resistente, aumenta os riscos de efeitos colaterais e tornam as bactérias mais resistentes.